Caterpillar: Trajetória vencedora

Fundada em 1925, a Caterpillar é um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos de construção. Na América Latina tem uma presença muito forte, não só por meio de seus distribuidores, mas também, há quase sete décadas, começou a fabricar no país. Hoje a empresa fabrica no Brasil escavadeiras hidráulicas, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, para citar alguns equipamentos.

À frente da Caterpillar Brasil está Odair Renosto, que desde junho de 2014, lidera as operações das unidades de Piracicaba/SP e Campo Largo/PR.

Conte sobre sua trajetória profissional e, desde 2014 como presidente da Caterpillar Brasil?

Odair Renosto, presidente de Caterpillar do Brasil. Odair Renosto, presidente da Caterpillar do Brasil.

Estou há 40 anos na Caterpillar Brasil. Iniciei minha carreira em 1981, na função de auxiliar de importação e exportação. Ocupei cargos de liderança há 35 anos, e nos últimos 18 anos, posições de diretoria, tendo passado por áreas de finanças, planejamento de materiais, negócios, introdução de novos produtos, operações de produção e estratégia de produtos.

Atuei nos escritórios de São Paulo, Piracicaba, Peória e Miami (Estados Unidos) e Genebra (Suíça). Faço parte do Conselho de Administração do Conselho Empresarial Brasil - Estados Unidos, e sou membro no Conselho Superior da Abimaq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos) e membro da ANFAVEA (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores), além de diretor de Gestão Internacional da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

As vendas de equipamentos de construção não retraíram na pandemia. Como foi para a Caterpillar na América Latina? Foi preciso se reinventar, apostar em novos produtos e modelos de negócios?

Una cargadora 914K trabajando en el área agrícola. Una cargadora 914K trabajando en el área agrícola.

As vendas consolidadas e receitas da Caterpillar na América Latina foram de U$ 1,104 bilhão no primeiro trimestre de 2021 e U$ 1,221 no segundo trimestre, o que representa 24% e 67% de crescimento na comparação com os mesmos trimestres de 2020 (fonte: Relatório financeiro Caterpillar Inc 1Q21). O resultado do terceiro trimestre será divulgado em 28 de outubro.

Continuamos apoiando nossos clientes, fornecendo soluções incomparáveis para ajudá-los a reduzir custos e, ao mesmo tempo, maximizar a produção da maneira mais segura e eficiente. Devido à pandemia, entendemos que nossos clientes estão ainda mais preocupados com segurança, custo e produtividade.

Portanto, a Caterpillar manteve o compromisso de investir em P&D durante a pandemia, fornecer telemática incomparável e uma série de soluções integradas e não integradas, soluções de manutenção preventiva e planos de reparo para reduzir o tempo de inatividade.

Finalmente, continuamos expandindo nossa oferta de produtos com mais opções para atender às necessidades dos clientes. E focados para que eles possam continuar a ter sucesso com nossos produtos e serviços.

Como você vê o potencial do setor de construção?

A América Latina tem um grande potencial de crescimento em infraestrutura. A pandemia expôs alguns problemas como os desafios para levar a vacina e suprimentos para áreas remotas, a falta de hospitais e água potável, as dificuldades de fornecer uma boa educação por meio do aprendizado à distância para nossos filhos etc.

É necessário investimento para melhorar a vida em nossas comunidades em muitos países. Estamos ansiosos para trabalhar com os clientes em projetos de construção e infraestrutura para ajudar a superar os desafios regionais.

O Brasil especificamente tem uma demanda reprimida por infraestrutura que cedo ou tarde terá de receber os investimentos necessários. Há um potencial enorme que se abre com a aprovação do marco regulatório do saneamento bem como o recém anunciado instrumento federal de autorização para a construção e operação de ferrovias.

Somados aos investimentos necessários para ampliar a capacidade de geração de energia, além do potencial com licitações e parceiras para a construção e melhorias de rodovias, modernização de portos e aeroportos e tantos outros projetos de infraestrutura de interesse privado, há um potencial enorme para o setor da construção no Brasil.

Como a Caterpillar no Brasil está lidando com a escassez de componentes a nível mundial?

Caterpillar ha fabricado más de 80.000 motoniveladoras en Brasil. A Caterpillar já fabricou mais de 80.000 motoniveladoras no Brasil.

Estamos otimistas sobre nossa capacidade de mitigar os desafios da cadeia de abastecimento e somos incentivados pela demanda do cliente que está se fortalecendo e é ampla em todas as regiões.

A Caterpillar e nossa rede de revendedores independentes Cat têm um forte compromisso com nossos clientes e as comunidades que atendemos na América Latina. Mesmo com a série de desafios na região do momento, a Caterpillar tem orgulho de servir aos clientes há quase cem anos. Sairemos dessa pandemia mais fortes e esperamos continuar ajudando nossos clientes a construir um mundo melhor.

 A flutuação da taxa de câmbio afeta a estratégia de vocês de nacionalização x importação de componentes?

A Caterpillar se concentra em sua estratégia de longo prazo para um crescimento lucrativo. Valorizamos o desenvolvimento da base de fornecimento local e trabalhamos continuamente na construção de parcerias duradouras com nossos fornecedores, nas mais diversas condições econômicas.

O que vocês estão fazendo para se manter no topo nos próximos anos?

Somos a primeira empresa do setor a se instalar no Brasil, isso foi há 67 anos. Fabricamos no Brasil a mais ampla linha de produtos e, por meio de nossos revendedores, os clientes têm acesso à linha global de mais de 300 produtos Cat e contam com o melhor suporte pós-venda do mercado, com cobertura em toda a América Latina.

O time do Brasil continua colaborando efetivamente na execução da estratégia corporativa de crescimento lucrativo de longo prazo. Não se trata simplesmente de fazer crescer o negócio, mas de investir em áreas com maior potencial de criação de valor. Uma das maneiras de fazermos isso é aumentando nossos serviços e ofertas de produtos que fornecem percepções exclusivas e soluções focadas no cliente durante todo o ciclo de vida de nossos produtos. Acreditamos que essas áreas ajudam os clientes a ter mais sucesso

Qual tem sido o foco da Caterpillar em termos de novos produtos, tecnologias e atendimento aos clientes?

La excavadora hidráulicas sobre orugas 318D2 L. A escavadeira hidráulica 318D2 L sobre esteiras.

Mesmo durante a pandemia, a Caterpillar manteve o compromisso de investir em suas linhas de produtos ao mesmo tempo em que trouxe novas soluções para o mercado. Em nosso território, lançamos a série de tratores Cat D5 e D7, as Motoniveladoras 120 e 140 da Nova Geração, incluindo os modelos Cat 120 GC e 140 GC, que são os melhores da classe, com custo por hora, custos de manutenção e valor de revenda incomparáveis.

Lançamos as Escavadeiras Cat 336 GC e 345 GC que são ótimas opções para grandes empreiteiros, clientes de pedreiras e mineração que buscam produtividade, baixo consumo de combustível por hora a um preço inicial reduzido.

Os novos modelos de Escavadeiras da Próxima Geração, Cat 320, 326 e 330, oferecem o menor custo por tonelada do setor graças à nossa tecnologia de bordo que ajuda o operador a maximizar a produtividade com maior versatilidade do que as gerações anteriores.

Apresentamos ainda dois novos modelos da família de carregadeiras de rodas médias, a Cat 950 GC e a 966 GC, que são máquinas de excelente desempenho em aplicações de construção pesada. Enfim, mantivemos nossos planos de introduzir novos produtos porque nossos clientes precisam continuar contando com soluções atualizadas para seus projetos.

Sempre investimos pesadamente em nossos recursos digitais e a pandemia mostrou que devemos continuar a fazê-lo. Alcançamos a meta de ter um milhão de ativos conectados em 2019.

É uma jornada sem fim e continuaremos à medida que a tecnologia avança para encontrar novas maneiras de tornar nossos clientes mais bem-sucedidos. A demanda por produtos autônomos da Caterpillar continua forte; estamos introduzindo equipamentos de mineração autônomos em 18 localidades diferentes em três continentes, incluindo a América Latina, para uma ampla variedade de commodities.

E quanto à eletrificação?

Em todas as indústrias e o mundo todo, nossos clientes caminham em direção a um futuro com redução de carbono. Muitos de nossos produtos que ajudam os clientes a fazer isso já estão em operação neste momento. Estamos desenvolvendo produtos, soluções e serviços para o futuro que facilitam a transição de combustível, aumentam a eficiência operacional e reduzem as emissões para ajudar as comunidades a prosperar e ajudar nossos clientes a atingir suas metas ambientais. Recentemente, a mina canadense Nouveau Monde Graphite (NMG) anunciou uma colaboração com a Caterpillar para abastecer totalmente uma de suas minas de grafite com máquinas de emissão zero até 2028. A Caterpillar será a fornecedora exclusiva dos equipamentos, das tecnologias e dos erviços – desenvolvendo, testando e produzindo Máquinas Cat com emissão zero para o projeto.

Como a Caterpillar trata o tema da remanufatura?

Temos 45 anos de experiência em remanufatura e reconstrução, o que proporciona aos clientes equipamentos de qualidade que ajudam a reduzir os custos de propriedade e operação.

Nossa experiência em engenharia e fabricação, população de campo e organização de revendedores tornam isso possível. Quando o cliente devolve seu componente Cat no final da vida útil, a Cat Reman faz a reengenharia e os traz de volta à vida com o mesmo desempenho, qualidade, especificação e garantia do novo componente.

Mais de 59 milhões de quilos de material foram coletados em 2020 por meio de devoluções no final da vida. Definimos uma nova meta corporativa para 2030 de aumentar as vendas e a receita de ofertas de remanufatura em 25% de 2018 a 2030.

A Caterpillar alcançou o marco de 80.000 motoniveladora produzidas no Brasil. Pode nos dizer mais sobre isso?

Fabricamos motoniveladoras no Brasil desde a década de 60. Temos notícias de que as primeiras unidades ajudaram na construção de Brasília...

A Caterpillar tem no Brasil uma grande expertise na fabricação de motoniveladoras, produzindo localmente uma grande variedade desta família de produto que abastece o mercado brasileiro e é exportada para grande parte do mundo. Alcançar 80.00 unidades produzidas mostra a confiança que os revendedores e clientes depositam em nossa operação.

A fábrica de Piracicaba completa 45 anos de operação em outubro; no mesmo mês, a de Campo Largo alcança 10 anos desde a inauguração. Há motivos para celebrar?

Muitos! Temos orgulho do que estamos construindo no Brasil. A fábrica de Piracicaba é uma das maiores operações da Caterpillar com longa experiência de produção, fornecendo para clientes de mais de 125 países. A fábrica de Campo Largo já nasceu moderna e em conformidade com o Sistema de Produção Caterpillar (CPS) e os processos Lean. A Caterpillar é uma líder no Brasil e grande exportadora em nossa indústria.

Temos um time engajado, motivado e competente, que tem feito um excelente trabalho na execução da estratégia corporativa. Estamos em um território com grande potencial para nossos equipamentos, serviços, tecnologias e soluções. Tem sido uma enorme satisfação estar à frente desse time para servir aos clientes.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL