Caterpillar pagará à Wirtgen US$ 12,9 milhões em indenizações após batalha de patentes

La fresadora compacta W 150 Fi. Fresadora compacta W 150 Fi (Foto: Wirtgen)

A Wirtgen, uma subsidiária da Deere & Co, ganhou cerca de US$ 12,9 milhões em indenizações da Caterpillar após um litígio sobre os direitos de patente da tecnologia de construção de estradas.

Um júri federal em Delaware, EUA, concluiu na semana passada que as máquinas de fresagem de estradas da Caterpillar infringiram cinco das seis patentes da Wirtgen.

O júri também considerou que a infração da Caterpillar foi “intencional”, o que poderia levar um juiz a multiplicar os danos em até três vezes.

A Wirtgen entrou com a ação em 2017 e acusou a Caterpillar de infringir suas patentes relacionadas à tecnologia de fresagem a frio usada para reabilitar superfícies de estradas. Ela pediu um valor de indenização não revelado.

A empresa acusou separadamente as máquinas da Caterpillar de infringir suas patentes em um caso perante a Comissão de Comércio Internacional dos EUA (ITC).

A ITC proibiu as importações das máquinas em 2019, embora a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA tenha permitido que versões reprojetadas entrassem no país a partir de 2021.

A Caterpillar argumentou no processo de Delaware que suas máquinas não empregam a tecnologia patenteada da Wirtgen e que as patentes são inválidas. Ela também processou a Wirtgen por violação de suas próprias patentes de fresagem de estradas.

Após a decisão do júri de Delaware, um porta-voz dos escritórios de advocacia Patterson Intellectual Property e Sterne Kessler Goldstein and Fox, que representaram conjuntamente a Wirtgen, disse que “a Wirtgen America aprecia a decisão do júri, pois ela confirma a importância da propriedade intelectual”.

Um porta-voz da Caterpillar disse que a empresa respeita a decisão do júri e analisará suas opções legais.

Quer ver mais sobre construção?
Inscrever-se para
Informe Construção
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL