Caterpillar nacionaliza dois novos modelos

03 March 2015

Caterpillar D6K2

Caterpillar D6K2

A Caterpillar do Brasil reuniu a imprensa especializada para seu encontro anual com jornalistas e clientes esta semana, quando divulgou que passará a fabricar no país a partir de 2015 dois equipamentos seus que antes eram importados. São eles o trator de esteira D6K2 e a escavadeira 318D2 L. Agora fabricados no Brasil, ambas as máquinas serão distribuídas a todos os mercados latino-americanos.

O D6K2 é a atualização do modelo de bulldozer D6K, que há cerca de seis anos é o principal modelo deste equipamento oferecido globalmente pela Caterpillar. Lançado mundialmente em 2014 e agora nacionalizado pela unidade de Piracicaba, o equipamento traz algumas novidades importantes em termos de capacidade, controle e economia de combustível.

O peso operacional da máquina aumentou para 13.311 quilos, o que a Caterpillar justifica como uma forma de fazê-lo mais robusto. A lâmina, por exemplo, aumentou em 8% sua capacidade de movimentação de material, em comparação com o D6K. De acordo com a fabricante, isso significa que a cada passada a máquina pode arrastar 13% mais material que seu antecessor. Além disso, o D6K2 vem com o sistema de estabilização automática da lâmina incorporado de fábrica. Com ele, a Caterpillar garante que a lâmina se manterá estável ainda que o equipamento sinta as irregularidades do terreno, o que evitará passadas adicionais de correção.

Ainda que com mais peso operacional, o D6K2 promete economizar até 18% de combustível em comparação com o D6K. Isso porque, segundo a Caterpillar, o motor Cat C7.1 ACERT (97 kW de potência, ou 128 HP, e preparado para regra de emissões TIer 3), tem uma função ECO. Este sistema, quando acionado, regula a melhor curva de potência para cada situação de carga. Funciona, segundo a empresa, tanto para frente como para ré. Outra característica interessante do D6K2 é o controle eletrônico de tração, o que reduz a tração quando as esteiras patinam, aproveitando a energia para voltar a gerar atrito com o solo e retomar a tração.

Escavadeira

A escavadeira 318D2 L substitui a 315D L, modelo que se tornou famoso na América Latina. Trata-se de um modelo que desde 2012 é fabricado pela Caterpillar na Europa. O modelo mantém as 17,2 toneladas de peso de operação, com capacidade de caçamba dentre 0,88 e 1 metro cúbico, além do motor Cat 3054CA, que entrega potência máxima de 82 kW.

Entre os vários aperfeiçoamentos que há na 318D2 L, destaca-se a decisão da Caterpillar por reduzir o número de filtros, que também terão mais durabilidade. Em lugar de três filtros, o radiador do equipamento passa a ter só dois, sendo que sua vida útil passou de 250 horas para 500 horas de trabalho. Um dos filtros funciona por sistema de refil, ou seja, não precisa de troca, bastando repor os fluidos. Outra novidade é que os filtros e demais elementos mecânicos foram colocados a nível do solo, o que facilitará a manutenção.

A tela de controle da 318D2 L vem com 27 idiomas incorporados, facilitando a exportação, e apresenta memória para até dez funções simultaneamente, além de controles de pressão e fluxo, o que a Caterpillar afirma ser uma exclusividade mundial sua.

Ambos os modelos de máquina apresentados saem de fábrica com o sistema de controle por telemática Accugrade incorporado.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL