Caterpillar lança sua Nova Geração de Escavadeiras

19 June 2018

Linha de 20 toneladas passa por mudanças radicais e agora se adequa a diferentes aplicações.

CAT nueva generacion

A Caterpillar Brasil reuniu a imprensa especializada e muitos de seus clientes brasileiros para conhecer uma grande novidade: sua linha de escavadeiras de 20 toneladas a partir de agora se chama a Nova Geração de Escavadeiras.

Ela é composta pelos modelos 320 GC, 320 e 323. As três têm peso operacional semelhante, mas aplicações diferentes. Esta grande mudança em seu portfólio começou com um estudo da Caterpillar que diagnosticou que, do mercado total de escavadeiras, 65% são da faixa de 20 toneladas. Não surpreende muitas destas máquinas estejam mal aplicadas.

O maior fabricante de equipamentos do mundo decidiu então recondicionar seus modelos de 20 toneladas para atender melhor as muitas aplicações. A promessa é de economizar 20% de combustível, reduzir gastos com manutenção em até 15% e aumentar a eficiência da operação em 45%.

As mudanças

De fato, a escavadeira CAT recebeu tantas alterações que até mesmo visualmente está diferente. Grande parte da cobertura exterior foi suprimida, facilitando o acesso lateral e a visibilidade pela direita da cabine. Isto devido a que o tanque de diesel agora é de material termoplástico, moldado de maneira a aproveitar o espaço.

As mudanças na hidráulica permitem que as máquinas tenham cerca de 50 metros menos de mangueiras. Como? A Caterpillar eliminou a linha-piloto, colocando uma bomba hidráulica com uma só válvula de controle principal e o restante dos comandos de pilotagem passando a ser eletro-hidráulicos.

Outro aspecto bem interessante: em 6 mil horas, os modelos anteriores previam trocas de mais de 10 filtros, em sequências não padronizadas. A Nova Geração nas mesmas 6 mil horas demanda duas trocas de apenas um filtro.

Caterpillar filtro

Este é um dos filtros reutilizáveis que possibilita uma diminuição sem precedentes na manutenção hidráulica.

No que diz respeito à redução do combustível, a Nova Geração ajusta a potência do motor à demanda hidráulica; se não há comando, o motor automaticamente baixa a rotação. Além disso, o sistema de arrefecimento por ventilador único foi abandonado, e em seu lugar puseram vários ventiladores localizados, todos elétricos, que trabalham por separado de acordo com sistema que mais necessita de ar no momento.

Com controles totalmente digitais de fábrica, a Nova Geração oferece ao operador a opção de se apoiar numa série de dispositivos: pode-se limitar a altura da lança, o nível de penetração sob o solo, o raio máximo de giro e outros pontos. A pesagem do material é feita instantaneamente com a máquina em movimento, evitando sobrecargas ou subcargas no caminhão. Ao optar por usar todos estes sistemas, o operador poderá ganhar até 45% de produtividade.

De acordo com os executivos da Caterpillar que apresentaram a Nova Geração aos jornalistas, as mudanças estruturais feitas nesta linha são replicáveis em todas as suas máquinas. O que significa que todas as máquinas CAT podem se tornar mais leves, mais controladas e produtivas em pouco tempo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL