Caterpillar lança o trator de esteira D9

14 September 2020

Cat D9

O D9 substitui o trator D9T na linha de bulldozers de grande porte.

A Caterpillar apresenta seu novo trator de esteira D9 aos mercados globais com a promessa de que a máquina possa reduzir os custos operacionais em até 3%, e o consumo de combustível em 5%.

O D9, o menor dos tratores de grande porte da CAT, substitui o modelo D9T e oferece, segundo a Caterpillar, configurações personalizáveis para satisfazer as necessidades das aplicações em geral em todo o mundo. Está projetado para reduzir os custos gerais por unidade de material movido em até 3%.

O ganho de eficiência obtido através de um novo conversor de par é identificado como a razão para a queda de até 5% no consumo de combustível. Já os custos de manutenção caíram em até 4%, de acordo com a Caterpillar.

O equipamento é motorizado com um Cat C18, que tem uma variedade de opções de pós-tratamento disponíveis, incluindo a configuração para dar conta das regulações Tier 4 Final da EPA dos Estados Unidos, Stage V da União Europeia e as configurações equivalentes a Tier 2 e Tier 3.

Características

O D9 tem direção diferencial para raio de giro estreito, e a capacidade de manter velocidade ao girar. O trem rodante está projetado para oferecer maior contato da esteira com o solo, a fim de reduzir deslizamentos e aumentar a produtividade.

Com peso operacional de 49.988 kg, o D9 pode ser equipado com uma linha de lâminas e acessórios, o que o permite trabalhar em uma variedade de aplicações, desde a abertura de terrenos até manutenção de sites de construção e mineração, suporte a frotas e extração.

Com marco estrutural que absorve e resiste às cargas de impacto comuns em aplicações severas, o equipamento oferece melhorias do design que reduzem os custos de manutenção e reparação, de acordo com a fabricante. O sistema Auto Lube recém integrado traz como resultado menos pontos de engraxamento, a fim de limitar os procedimentos de manutenção diária. Os intervalos de troca de filtro foram estendidos, a remoção simplificada de componentes e o monitoramento contínuo do fluido também ajudam a reduzir ainda mais os custos operacionais.

Os sensores integrados no D9 dão acesso à tecnologia operacional avançada, incluindo-se aí o Standard Product link Elite e a Vital Information Management System (VIMS), que são promovidos como poderosas ferramentas de gestão das máquinas, e dão aos clientes informações sobre o trator tais como localização, horas de operação e condição da máquina, assim como informações de nível de produção.

A assistência automática da lâmina estabelece posições de passagem da lâmina pré-estabelecidas, a fim de aumentar a eficiência e reduzir a pressão sobre o operador. A opção Cat AutoCarry automatiza a elevação da lâmina para manter a carga desejada e melhorar a consistência do serviço, reduzindo o deslizamento das esteiras e aumentando a produtividade. O controle automático do descarregador opcional mantém a profundidade para também ajudar a limitar o deslizamento das esteiras.

O novo D9 estará disponível no quarto trimestre de 2020.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL