Caterpillar investe em empresa iniciante de reciclagem de metais

A Nth Cycle é a desenvolvedora do que se acredita ser o único sistema de refino modular de eletroextração patenteado no mundo.

A gigante dos equipamentos de construção Caterpillar investiu em uma empresa iniciante especializada em refino de metais críticos.

Manipulador de materiais Cat MH3050 (FOTO: Caterpillar)

A Caterpillar, por meio de sua subsidiária Caterpillar Ventures Capital, foi uma das várias empresas a contribuir com um total de US$ 44 milhões na Série B e financiamento não dilutivo para a empresa de reciclagem Nth Cycle, sediada em Massachusetts.

Conhecida como “The Oyster” (A Ostra) e ocupando uma área de apenas 2.000 pés quadrados, a unidade modular combina eletroquímica, precipitação química e filtragem para processar material de alimentação com metais e transformá-lo em metal e sais metálicos para revenda.

Em comparação com o processo tradicional de fundição (pirometalurgia), que consome muita energia, a Oyster oferece uma maneira limpa e “sustentável” de refinar metais, a partir de matérias-primas como sucata, massa negra, concentrados de minério primário e fluxos de resíduos.

A Nth Cycle afirma que o sistema “extrai metais de qualquer tipo, em qualquer estado”, usando apenas eletricidade e água. O dinheiro arrecadado nessa última rodada de financiamento ajudará a ampliar a comercialização da Nth Cycle, permitindo que ela estabeleça uma nova instalação de testes com parceiros, expanda sua sede e aumente sua força de trabalho.

Rod Shurman, vice-presidente sênior de soluções de eletrificação e energia da Caterpillar, disse: “A colaboração da Caterpillar com a Nth Cycle apoia nosso compromisso de ajudar nossos clientes a atingir seus objetivos relacionados ao clima e estabelecer uma cadeia de valor circular.”

“Sempre que possível, mantemos os recursos na cadeia de valor da Caterpillar por meio de um fluxo circular de materiais, energia e água. A tecnologia de refino por eletroextração da Nth Cycle pode ajudar a colocar materiais valiosos de volta na cadeia de suprimentos.”

A Nth Cycle recebeu seu financiamento inicial em 2021 e implantou comercialmente seus sistemas em 2022. Recentemente, ela anunciou que estava pronta para se tornar a “primeira empresa nos Estados Unidos a oferecer um produto doméstico de hidróxido misto de níquel (Ni MHP)”.

De acordo com a startup, seu produto Ni MHP poderia ajudar o país a “cumprir as metas de estabelecer um suprimento doméstico de metais críticos cruciais para o crescimento da infraestrutura de eletrificação estabelecida pela Lei de Redução da Inflação (IRA)”.

Megan O’Connor, PhD, CEO e cofundadora da Nth Cycle, disse: “O refino tem sido, há muito tempo, o obstáculo para uma cadeia de suprimentos de metal mais ampla, sustentável e de ciclo fechado nos EUA e na UE, e é por isso que nos propusemos a resolver esse problema, ao mesmo tempo em que oferecemos uma solução complementar para os recicladores.

“Em apenas três anos, saímos do laboratório e nos transformamos em uma instalação comercial com novas implantações de nossas unidades modulares Oyster em um futuro próximo. A construção de relacionamentos críticos com nossos investidores, parceiros e formuladores de políticas tem sido uma parte fundamental do rápido crescimento da Nth Cycle em escala, e esse compromisso continua com esse financiamento.”

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL