Caterpillar desenvolverá solução híbrida de hidrogênio para veículos fora de estrada

A empresa anunciou o lançamento de um programa de três anos para demonstrar uma solução avançada de energia híbrida de hidrogênio construída em sua nova plataforma de motor Cat C13D.

A Caterpillar anunciou um ambicioso programa de três anos com o objetivo de criar uma solução de energia híbrida de hidrogênio para aplicações fora de estrada, que será construída na nova plataforma de motores Cat C13D, marcando um marco no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para veículos fora de estrada.

Cat engine (Imagen: Finning)

O principal objetivo do projeto é demonstrar como os sistemas de controle de última geração e os componentes híbridos-elétricos podem alimentar motores movidos a hidrogênio, superando a densidade de potência e o desempenho transitório dos motores a diesel tradicionais.

Como uma das principais participantes do projeto, a Caterpillar será responsável pela pesquisa e desenvolvimento de motores, bem como pela integração de sistemas. À medida que o projeto avança, outros parceiros acadêmicos e do setor serão incluídos no programa para fornecer conhecimento especializado adicional. A iniciativa será realizada nas instalações da Caterpillar em Chillicothe, Illinois, e em San Antonio, Texas.

O projeto é apoiado e parcialmente financiado pelo Escritório de Tecnologias Veiculares (VTO) do Departamento de Energia dos EUA (DOE) por meio do Escritório de Eficiência Energética e Energia Renovável (EERE).

“Cada aplicação fora de estrada tem seus próprios ciclos de trabalho, demandas de ciclo de vida e expectativas de desempenho, e essa complexidade está impulsionando o desenvolvimento de uma ampla gama de soluções de energia para a transição energética”, disse Steve Ferguson, vice-presidente sênior da Caterpillar Industrial Power Systems. “Não existe um modelo único para todos, por isso projetamos flexibilidade no motor C13D para ser como nossa plataforma do futuro.”

Para Jean-Paul Claisse, diretor de Energia e Motores da Finning South America, essa novidade se destaca por sua visão de vanguarda ao focar no desenvolvimento de tecnologia, e o que é realmente revolucionário é que ela redireciona seus esforços para o aproveitamento de um recurso energético renovável e amplamente disponível, como o hidrogênio.

“Isso permitirá que nossos clientes mantenham a potência e o desempenho dos motores convencionais em suas máquinas e, o que é muito notável, avancem em direção a um horizonte mais sustentável e ecologicamente correto. Aguardamos ansiosamente os resultados e os próximos passos dentro da estrutura da transição energética da CAT”, disse Claisse.

O projeto é o mais recente de uma série de iniciativas que se baseiam nos 35 anos de experiência comercial da Caterpillar em combustíveis de hidrogênio.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL