Caterpillar desenvolverá solução de energia híbrida de hidrogênio para veículos todo-o-terreno

A Caterpillar anunciou o início de um programa de três anos para demonstrar uma solução híbrida de hidrogênio avançada baseada na nova plataforma de motor Cat C13D.

Programado para começar no primeiro trimestre de 2024, a Caterpillar desenvolverá um sistema com capacidade transitória para aplicações fora de estrada. O projeto demonstrará como os componentes elétricos híbridos e os sistemas de controle podem ajudar os motores a combustível de hidrogênio a atingir ou exceder a densidade de potência e o desempenho transitório dos motores diesel tradicionais.

Cat C13D engine O motor Cat C13D (Foto: Caterpillar)

A Caterpillar atuará como contratante principal do projeto e será responsável pela pesquisa e desenvolvimento de motores, bem como pela integração de sistemas. À medida que o projeto avança, outros colaboradores acadêmicos e da indústria se juntarão ao programa para fornecer conhecimentos especializados.

A iniciativa acontecerá nas instalações da Caterpillar em Chillicothe, Illinois (perto de Peoria) e San Antonio, Texas.

O projeto é apoiado e parcialmente financiado pelo Escritório de Tecnologia de Veículos do Departamento de Energia dos EUA, por meio do Escritório de Eficiência Energética e Energia Renovável.

É um dos 45 projectos em 18 estados e em Washington DC que recebem financiamento para avançar na investigação, desenvolvimento, demonstração e implantação em diversas áreas críticas para a redução das emissões de gases com efeito de estufa no sector dos transportes.

“Cada aplicação fora de estrada tem seus próprios ciclos de trabalho, demandas de ciclo de vida e expectativas de desempenho exclusivos, e essa complexidade está impulsionando o desenvolvimento de uma ampla gama de soluções de energia para a transição energética”, disse Steve Ferguson, vice-presidente sênior da Caterpillar Industrial Power. Sistemas. . “Não existe um modelo único, por isso projetamos flexibilidade no motor C13D para servir como nossa plataforma do futuro.”

O projeto de demonstração do híbrido de hidrogênio aproveitará a flexibilidade de combustível da nova plataforma do motor Cat C13D de 13 litros.

Exibidas pela primeira vez no salão Conexpo/CON AGG em Las Vegas, em março deste ano, as variantes diesel do C13D oferecem potências entre 456 e 690 cv (340 a 515 kW), com até 3.200 Nm de torque máximo. Isto representa um aumento de 20% na potência e de 25% no torque em relação à geração anterior de motores diesel Cat da mesma classe.

O motor de seis cilindros em linha C13D suporta combustíveis líquidos renováveis, incluindo 100% HVO, biodiesel destilado B100 e biodiesel padrão B100. Além de utilizar hidrogênio, o motor foi desenvolvido para apoiar o uso futuro de gás natural com ignição por faísca como combustível.

O C13D estará disponível para pilotos OEM em 2025, com produção iniciada em 2026. O motor pode ser usado em diversas aplicações off-road, incluindo tratores agrícolas, colheitadeiras, pulverizadores autopropelidos e picadores de madeira, além de rochas. trituradores e peneiras. , britadores e valetadeiras. Além disso, pode ser utilizado em equipamentos de movimentação de materiais e grandes bombas industriais.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL