Caterpillar comenta principais aspectos da manutenção

04 March 2022

A Construção Latino-Americana conversou com Jahir Echevers, especialista em aplicações de sistemas Caterpillar, para saber um pouco mais sobre as recomendações de manutenção e o que a empresa está fazendo nesse sentido.

Quais são os principais fatores a serem levados em consideração ao realizar a manutenção dos equipamentos?

Existem vários elementos a ter em conta, mas os três mais importantes são:

Controle de contaminação – Em uma oficina, os contaminantes podem afetar seriamente a durabilidade de uma máquina, especialmente ao manusear componentes hidráulicos devido a tolerâncias apertadas. A configuração e as ferramentas corretas da loja são essenciais. O armazenamento adequado de peças de reposição, como filtros, bombas e mangueiras que os protegem de detritos e poeira, muitas vezes é negligenciado sem considerar que toda essa contaminação pode acabar no combustível ou no sistema hidráulico de uma máquina e comprometer outros componentes críticos.

Equipe Treinada – Uma equipe de serviço pode fazer ou quebrar o sucesso geral no local de trabalho. Ter uma equipe de serviço devidamente treinada é essencial e não estou falando apenas de treinamento a bordo, mas de aprendizado contínuo sobre os mais recentes produtos, procedimentos, ferramentas disponíveis e ações corretivas junto com os testes.

Qualidade de peças e fluidos - Um dilema comum entre os clientes que não possuem apenas maquinário, mas qualquer tipo de ativo que necessite de manutenção é “por que comprar produtos genuínos ao invés da marca XYZ que poderia me custar menos?” O design e a qualidade de uma peça de reposição são fundamentais para qualquer manutenção. Por exemplo, já vi casos em que um filtro de óleo mal construído acabou colapsando e destruindo um motor inteiro por falta de óleo.

Na Caterpillar, realizamos testes extensivos em nossas peças de reposição recomendadas sob as condições mais adversas para garantir que os clientes mantenham seus ativos em funcionamento.

Quais são os principais indicadores a serem considerados em uma manutenção diária, semanal, trimestral?

O principal indicador são as horas de operação, mas a aplicação e o ambiente em que uma máquina opera não podem ser ignorados. Existem algumas condições do local de trabalho que podem causar estresse adicional na máquina, o que pode exigir um cronograma de manutenção mais rigoroso. Situações como alta contaminação por poeira, detritos, proximidade com sal ou materiais abrasivos são apenas alguns dos fatores que devem ser considerados e monitorados na hora de definir o programa de manutenção adequado para um ativo ou frota.

O que a empresa está fazendo para facilitar a manutenção de seus equipamentos?

A Caterpillar investiu em pesquisa e desenvolvimento para obter mais horas de peças, mantendo altos padrões de qualidade. Ao trabalhar desta forma, a Caterpillar busca oferecer maior confiabilidade e menores custos operacionais de seus equipamentos e serviços aos nossos clientes. Em alguns casos, aumentamos a vida útil de alguns filtros com nossa linha “Next Gen”, que agora é usada pela maioria de nossas máquinas mais recentes.

Como a telemetria veio ajudar em uma manutenção mais adequada?

O monitoramento de todos os diferentes dados provenientes das máquinas tornou-se uma parte vital do gerenciamento bem-sucedido de uma frota. Com o Cat VisionLink, os gerentes e proprietários de frotas podem monitorar remotamente a utilização e o status de integridade de todos os seus ativos. Além disso, eles podem acompanhar suas manutenções e inspeções com o Cat Inspect, visualizar as peças necessárias para a próxima manutenção e comprá-las através do PARTS.CAT.COM. A Caterpillar torna mais fácil do que nunca gerenciar sua frota, não importa onde seus clientes estejam no mundo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL