Caterpillar celebra 300 mil máquinas produzidas no Brasil

By Luciana Guimaraes09 January 2023

Nova linha de montagem de motoniveladoras da fábrica de Piracicaba é a maior do Brasil

Marco é alcançado quando a empresa conclui investimentos de 600 milhões de reais na fábrica de Piracicaba que inclui a maior linha de montagem de motoniveladoras do Brasil.

Exatos 60 anos após produzir a primeira motoniveladora no Brasil, a Caterpillar celebra um marco histórico ao alcançar 300 mil máquinas de construção fabricadas no país. A história da Caterpillar no Brasil antecede a produção local de máquinas Cat, iniciada em 1962. A Caterpillar foi a primeira fabricante de máquinas de construção a iniciar operações locais: em 1954, com a abertura do escritório comercial e armazém de peças de reposição para o suporte a então crescente frota de equipamentos importados em operação.

Companhia investe na aquisição de novos equipamentos de produção. Foto: Caterpillar

“Este marco é alcançado em um ano especial para nós, pois estamos concluindo o investimento de 600 milhões de reais na modernização da fábrica de Piracicaba”, comenta o presidente da Caterpillar Brasil, Carlos Alexandre Oliveira. “Este ciclo de investimentos de cinco anos começou em meados de 2018 com conclusão prevista em 2023. Inclui a construção da maior linha de montagem de motoniveladoras da América Latina, que entrou em operação em agosto passado. O investimento também abrangeu a aquisição de novos equipamentos de produção, como robôs de soldagem, a introdução de novos processos industriais e a otimização do layout da fábrica. Para melhor apoiar as operações, um novo prédio de logística está sendo construído.”

Meses antes de inaugurar a nova linha de montagem em Piracicaba, a Caterpillar concluiu a expansão das operações de sua unidade de Campo Largo, no Paraná, com uma nova linha de montagem de produtos compactos. Como resultado desse investimento, a Caterpillar tornou-se a única empresa produtora de minicarregadeiras no Brasil, além de incorporar àquela unidade processos industriais avançados, ferramentas inteligentes e automação de operações de soldagem. Estas são otimizações que permitem à empresa dobrar a produção de máquinas da unidade e exportar para mercados com normas rígidas de emissões. A fabricação de minicarregadeiras no país gerou aproximadamente 400 empregos diretos na unidade.

Uma líder local e global

As fábricas de Piracicaba-SP e Campo Largo-PR juntas produzem diversos modelos e portes de motoniveladoras, carregadeiras, tratores de esteiras, escavadeiras, retroescavadeiras e compactadores. A produção supre parte da demanda brasileira e ajuda a abastecer clientes de praticamente todo o mundo.

Com vendas e receitas de US$ 51 bilhões em 2021, a Caterpillar Inc. é a fabricante líder mundial de equipamentos de construção e mineração, motores diesel e a gás natural fora de estrada, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas. Por quase 100 anos, ajudamos os clientes a construir um mundo melhor e mais sustentável e estamos comprometidos e contribuindo para um futuro com redução de carbono. 

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Dicas para maior eficiência de equipamentos
Quatro dicas testadas ao longo do tempo para aumentar o tempo de atividade
AMMANN: Soluções competitivas e integradas
Com uma linhagem familiar de sucesso, a Ammann se destaca no cenário internacional desde 1869. Hans-Christian Schneider, atual CEO da Ammann, é a sexta geração a administrar a empresa que mantém sua curva de crescimento e notoriedade.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL