Caterpillar Brasil lança Série F2 de retroescavadeiras

01 March 2016

Caterpillar 420F2 Brazil

Caterpillar 420F2 Brazil

A Caterpillar Brasil reuniu a imprensa especializada no final de fevereiro para anunciar a fabricação local de sua nova linha de retroescavadeiras F2, na unidade de Campo Largo, Paraná.

A linha tem dois equipamentos, as retros 420F2 e 416F2, entre as quais a 420F2 é o modelo de maior capacidade. Ambas as máquinas serão exportadas para mercados latino-americanos e africanos, que são os principais atendidos pela Caterpillar Brasil.

A engenharia da marca realizou profundas mudanças para melhorar as retroescavadeiras Caterpillar em relação à Série E, antecessora da atual.

Entre as muitas mudanças e melhorias, a Série F2 traz mais amplitude de operação mediante um braço de escavação extensível. Além da articulação comum em retroescavadeiras, o braço de escavação se estende hidraulicamente, aumentando a produtividade da máquina.

Além disso, os braços da carregadeira agora têm desenho paralelo, o que aumentou a força de desagregação do material em 13%, enquanto a altura máxima de levantamento de material aumentou em 10%. A altura máxima de descarga aumentou em 17 centímetros.

A visibilidade do operador melhorou de maneira brutal. A cabine ROPS/FOPS da Série F2 mudou o formato dos vidros de proteção, aumentando a visibilidade, e o limpador de para-brisa agora é pantográfico, o que permite ao operador ter nada menos que 40% a mais de visão sobre a operação e o local do trabalho.

O braço de escavação da Série F2 tem uma mangueira hidráulica auxiliar para acoplamento de um acessório que pode vir de fábrica se o cliente optar: o polegar hidráulico funciona como um dedo opositor para fechar a caçamba, o que a faz funcionar como uma pinça de recolhimento de materiais mais sólidos. A mesma mangueira torna mais fácil o acoplamento de outros acessórios. Todo o ordenamento das mangueiras da Série F2 está mais simplificado.

Além disso, o sistema de acoplamento da caçamba do braço de escavação da Série F2 resumiu a operação de retirada e recolocação a uma só operação de engate, sem necessidade de aparafusamento de peças, reduzindo o tempo de paradas e aumentando a segurança da manutenção.

Pequenas mudanças de acesso às partes internas do equipamento também foram implementadas com a finalidade de facilitar a manutenção.

Ambos os modelos da Série F2 são equipados com motor Tier 2 CAT 3054C. O modelo 420F2 tem um sistema de transmissão automática com seis velocidades, o que facilita o tráfego por áreas urbanas. O Modo Econômico vem de fábrica. Com ele, os equipamentos ajustam a rotação de seu motor e dos fluxos hidráulicos de acordo com a necessidade.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL