Caterpillar apresentará novo motor de 13 litros pela primeira vez na América Latina na M&T Expo 2024

O Cat C13D é uma nova plataforma de motor diesel de 13 litros projetada para alcançar a melhor densidade de potência, torque e eficiência de combustível da categoria para otimizar o desempenho de aplicações pesadas fora de estrada.

Projetada de acordo com os padrões de confiabilidade e produtividade da Caterpillar, a plataforma do motor Cat C13D de seis cilindros em linha fará sua estreia na LATAM na M&T Expo 2024, no estande A140 da Caterpillar, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, de 22 a 26 de abril. 

O motor oferece oito potências de 340 a 515 kW com até 3.200 Nm de torque máximo. Pacotes de pós-tratamento e resfriamento montados no motor também estarão disponíveis de fábrica para reduzir os custos de instalação e validação.

O C13D entrará em produção em 2026, atendendo aos padrões de emissões de mercados regulamentados mais elevados, como o Estágio V da UE, o Tier 4 Final da EPA dos EUA, o Estágio IV não rodoviário da China, o Estágio V da Coreia e o Japão 2014, com modelos disponíveis para mercados menos regulamentados.

O Cat C13D foi projetado para alcançar a melhor densidade de potência, torque e eficiência de combustível da categoria para uma variedade de aplicações fora de estrada. (Foto: Caterpillar)

No Brasil, o C13D atenderá aos padrões de emissão MAR-1 de até 430 kW, com classificações de até 515 kW disponíveis para outros países latino-americanos atualmente menos regulamentados e atualmente não regulamentados, como Argentina e Peru.

Ao fornecer potência e torque comparáveis disponíveis nas atuais plataformas de motores de 13, 15 e monoturbo de 18 litros da Caterpillar, a plataforma Cat C13D oferece uma oportunidade para os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) reduzirem o tamanho do motor e simplificarem o projeto, a montagem e requisitos da cadeia de suprimentos em diversas aplicações. Essa consolidação também pode reduzir a complexidade de manutenção, peças e treinamento técnico para usuários finais.

O motor Cat C13D é direcionado para uma ampla variedade de equipamentos fora de estrada, incluindo britadores de rocha, peneiras e trituradoras; valetadeiras; tratores agrícolas, colheitadeiras e pulverizadores autopropelidos; picadores de madeira; equipamentos de manuseio de materiais; e grandes bombas industriais.

“Os OEMs e proprietários de equipamentos fora-de-estrada enfrentam um ambiente de negócios em rápida evolução que exige maior produtividade no local de trabalho e custos operacionais reduzidos”, disse Steve Ferguson, vice-presidente sênior de Sistemas de Energia Industrial da Caterpillar. “Os motores de combustão interna são os cavalos de batalha predominantes na maioria dos locais de trabalho em todo o mundo, e é por isso que investimos na plataforma de motor diesel Cat C13D de próxima geração para enfrentar seus desafios.”

Desenvolvido especificamente para desempenho robusto e duradouro em aplicações fora de estrada

A plataforma do motor Cat C13D foi projetada para oferecer o desempenho, a durabilidade, o empacotamento e a facilidade de manutenção exigidos tanto pelos fabricantes quanto pelos compradores de equipamentos fora-de-estrada.

A nova plataforma do motor oferece um aumento de até 20% na potência e até 25% mais torque em baixa velocidade do que a geração anterior de motores Cat em sua classe de potência. Ele foi projetado para funcionar em altitudes de até 12.000 pés – mantendo maior potência do que os motores legados em altitudes mais elevadas – e em temperaturas ambientes extremas de até 140°F (60°C) e tão baixas quanto menos 40°F (menos 40°C).

Os engenheiros projetaram o motor Cat C13D para oferecer qualidade, confiabilidade e manutenção mais fácil por meio de uma série de melhorias, incluindo a integração de componentes e a redução do número de juntas com vazamento em mais de 45%. Juntas, as atualizações resultam em menor consumo de fluidos e intervalos de manutenção estendidos de até 1.000 horas, reduzindo custos operacionais e tempo de inatividade.

A nova plataforma do motor será equipada com Cat Digital Services, um conjunto integrado de soluções robustas de software e hardware que fornece a visão que os proprietários de equipamentos precisam para tomar decisões em tempo real, proteger a integridade de seus equipamentos e minimizar o tempo não produtivo.

O novo Cat C13D será totalmente suportado pela rede global de revendedores Cat, que oferece peças e serviços Cat originais embalados em Contratos de Valor do Cliente. Os técnicos do revendedor são treinados para fornecer uma ampla gama de manutenção e serviços que ajudam os clientes a maximizar o desempenho e otimizar o custo total de propriedade dos motores industriais Cat.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL