Caterpillar apoia reforma do imponente Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista, que é um museu especializado em história e cultural material e integra a Universidade de São Paulo. O projeto Museu do Ipiranga 2022 tem como objetivo a restauração e modernização completas.

Foto: Museu do Ipiranga

Fechado às pressas há 9 anos por risco de desabamento, e após passar três deles em obras que custaram R$ 235 milhões, o Museu do Ipiranga volta ao cenário brasileiro.

Com o apoio de empresas como a Caterpillar, o público vai encontrar um museu acessível, com elevadores, escadas rolantes, banheiros em todos os pisos, além de recursos tecnológicos ao percorrer no edifício histórico as 11 novas exposições, que contam com número recorde de itens de acervo restaurados.

A reabertura integra as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e os ingressos são gratuitos nos dois primeiros meses.

A Caterpillar é uma das apoiadoras da completa reforma pela qual passou o Museu do Ipiranga.

Trata-se de um dos mais completos e modernos museus da América Latina.

Nos últimos três anos, o museu passou por uma reforma que angariou o maior valor já captado entre a iniciativa privada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O custo da reforma é estimado em R$ 235 milhões – além dos recursos incentivados, que são a maioria, há investimentos privados sem incentivo fiscal e também aportes públicos. Reaberto, o Museu do Ipiranga terá sua área construída dobrada e a área expositiva triplicada, além de acessibilidade a todos os pavimentos do edifício e a recuperação do Jardim Francês e suas fontes.

A expectativa é de que, após o término das obras, a instituição passe a receber entre 900 mil e 1 milhão de visitantes por ano.

Juntamente às obras de restauro e ampliação, foram realizados restauros e inspeções em mais de 3 mil objetos do acervo que estarão expostos na reabertura. Dentre eles, encontram-se 122 pinturas e duas maquetes de grande porte.

No Novo Museu do Ipiranga, o público vai se deparar com 12 exposições – 11 de longa duração e uma mostra temporária. As de longa duração são divididas em dois eixos temáticos: “Para entender a sociedade” e “Para entender o Museu”.

A exposição de curta duração, Memórias da Independência, estará aberta por quatro meses a partir de novembro. No total, serão expostos 3.058 itens pertencentes ao acervo do Museu, 509 itens de outras coleções e 76 reproduções e fac-símiles. A maior parte dos objetos data dos séculos 19 e 20, mas há itens mais antigos, que remontam ao Brasil colonial.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL