Carregar baterias de empilhadeiras com energia solar excedente já é possível

Nova tecnologia da Fronius permite aos operadores logísticos programar o abastecimento de equipamentos de carga aproveitando ao máximo a energia gerada pela usina fotovoltaica

PV Connect: nova função permite programar a carga de baterias tracionárias no período de maior produção de energia solar.

A energia solar tem sido uma fonte por excelência das empresas para tanto para reduzir os custos como também assegurar o fornecimento de eletricidade sem depender da rede pública e de maneira mais sustentável. E os centros logísticos podem contar com novo recurso tecnológico para aproveitar ao máximo a energia gerada pela usina fotovoltaica também para abastecer a sua frota de empilhadeiras, veículos autoguiados (AGVs) e plataformas elevatórias usados na carga e descarga de mercadoria, de maneira controlada e de acordo com as suas necessidades.

A Fronius Perfect Charging, unidade da companhia austríaca especializada em equipamentos e soluções para carregamento de baterias de veículos elétricos de carga, acaba de atualizar o sistema de gestão de carga de frotas na nuvem, Charge & Connect, com um recurso que permite ao operador reduzir ainda mais e até zerar o consumo de eletricidade para abastecer as empilhadeiras e outros maquinários.

Sustentabilidade com o toque de um botão

A nova função, denominada PV Connect, combina o sistema de carregamento inteligente dos carregadores com a eficiência e a performance dos inversores fotovoltaicos da marca. Ou seja, enquanto os carregadores Selectiva (para baterias de chumbo ácido) com tecnologia RI, e SelectIon (para baterias de íon-lítio) promovem carregamento seguro e com economia, fornecendo energia gradualmente, de acordo com o nível de descarga das baterias, o PV Connect permite que o operador da empilhadeira planeje e sincronize o carregamento das baterias das empilhadeiras de maneira ideal, de acordo com as horas de pico de geração de energia solar.

Carregadores de baterias de empilhadeiras da Fronius agora podem ser abastecidos com energia solar excedente.

Combinado com o algoritmo de carregamento de balanceamento de carga, o usuário pode ajustar seus processos de carregamento com base na disponibilidade de energia fotovoltaica e programar quando será utilizada. Com esse recurso, também é possível reduz os picos de carga, sem depender totalmente dos fornecedores de energia.

Pelo dashboard do sistema, o usuário pode configurar a carga para o modo PV maximum, quando quiser carregar uma quantidade máxima de baterias usando toda energia fotovoltaica produzida disponível. Ou programar para o modo o PV-optimum, que ajusta de forma ideal o carregamento das baterias necessárias à energia fotovoltaica disponível, para aumentar a taxa de cobertura entre a potência necessária e a potência fotovoltaica.

“Essa nova tecnologia chega no momento em que é preciso otimizar mais do que nunca o uso da eletricidade produzida pela fonte natural, para que as empresas que estão aderindo ao sistema de energia solar a partir deste ano consigam obter maior redução possível na conta de luz, mesmo com a tarifação sobre eletricidade excedente jogada na rede publica imposta pela nova legislação”, afirma Mariana Kroker, diretora de vendas da unidade Perfect Charging, da Fronius do Brasil.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL