Carregadeiras de rodas pesadas: o burro de carga do canteiro de obras

Da construção e mineração à movimentação de terra e manuseio de materiais, Catrin Jones analisa como as carregadeiras de rodas pesadas trazem eficiência, produtividade e segurança para grandes projetos.

Carregadeiras de rodas pesadas têm um lugar em quase todos os canteiros de obras e os operadores são mimados pela escolha com as máquinas inovadoras que os fabricantes estão lançando.

A Komatsu Europe exibiu a nova carregadeira de rodas WA800-8 no campo de demonstração na Bauma Munique em outubro de 2022. Diz-se que a carregadeira foi projetada para o máximo conforto operacional, além de apresentar uma embreagem de modulação, controle de tração variável, um kick down automático e um conjunto de RPM.

Komatsu’s WA900-8 in action Komatsu’s WA900-8 in action (Photo: Komatsu)

A empresa com sede no Japão também redesenhou a caçamba extragrande de 11,5 m³ da máquina, completa com seu recurso de enchimento máximo otimizado .

Com um peso operacional total de 115 toneladas , o WA800-8 atende aos mais recentes regulamentos de emissões do estágio V da UE com um motor e sistema de pós-tratamento projetados, desenvolvidos e fabricados pela Komatsu.

“Nossa WA800 sempre foi muito apreciada por sua confiabilidade e produtividade”, diz Jo Monsieur, gerente de grupo para grandes máquinas da Komatsu Europe.

“E esta última geração certamente continua este legado. Além disso, a Komatsu realmente estabeleceu novos padrões de estabilidade, conforto e segurança e estamos muito orgulhosos de poder oferecer isso aos nossos clientes.”

Melhorias de desempenho em carregadeiras de rodas pesadas

As carregadeiras de rodas XPower da Liebherr se estabeleceram na vanguarda da eficiência de combustível e robustez.

A Liebherr diz que um dos motivos é o acionamento de deslocamento com divisão de potência, instalado como padrão em todas as carregadeiras de rodas Liebherr XPower. A combinação de acionamento hidrostático – vantajoso para captação de material e deslocamento em curtas distâncias – e acionamento mecânico garantem que a máquina trabalhe com a máxima eficiência.

Além dos dois tipos de acionamento, a Liebherr oferece uma variedade de sistemas inteligentes de assistência para suas carregadeiras de rodas de tamanho médio e XPower, incluindo detecção ativa de pessoal com assistência de frenagem. O sistema de assistência opcional avisa o operador da máquina sobre perigos na área traseira da máquina. Sensores e inteligência artificial se combinam para distinguir entre pessoas e objetos para segurança adicional. Assim que os sensores detectam uma fonte de perigo, o assistente de freio desacelera automaticamente a velocidade da carregadeira de rodas. Isso reduz a distância de parada em vários metros, reduzindo a frequência e a intensidade de possíveis acidentes.

Liebherr machines hard at work in Denmark As máquinas da Liebherr estão trabalhando arduamente na Dinamarca (Foto: Liebherr).

Na Dinamarca, 40 carregadeiras de rodas Liebherr XPower estão sendo usadas para movimentação de materiais na RGS Nordic – especializada na reciclagem de resíduos de construção e demolição.

Michael Jørgensen, gerente de compras estratégicas, comentou: “As carregadeiras de rodas Liebherr precisam de menos combustível, são potentes e praticamente não têm tempo de inatividade. Estamos particularmente impressionados por termos alcançado 30% mais produtividade com o mesmo consumo de combustível do que com carregadeiras de rodas comparáveis nesta classe de tamanho.”

A RGS Nordic estava no mercado de carregadeiras de rodas eficientes com transmissão de potência dividida para reduzir as emissões de CO2. Com o foco principal da empresa na conversão de resíduos de construção em produtos reutilizáveis e circulares que possam ser integrados ao ciclo do produto, era importante que o maquinário utilizado refletisse os mesmos valores.

Maximizando a capacidade

A Develon , anteriormente conhecida como Doosan Construction Equipment, agora oferece a linha de carregadeiras de rodas ‘DL-7’ de última geração da empresa, acionada por novos motores compatíveis com Estágio V e proporcionando maior produtividade, maior eficiência de combustível e baixo custo de propriedade, juntamente com uma nova cabine oferecendo uma experiência aprimorada para o operador.

Formerly Doosan, Develon now offers the latest generation of wheeled loaders Anteriormente Doosan, a Develon agora oferece a última geração de carregadeiras de rodas (Foto: Develon)

Os quatro maiores modelos padrão na linha DL-7 são o DL420-7, DL480-7, DL550-7 e DL580-7. As máquinas apresentam caçambas redesenhadas, oferecendo até 7% a mais de capacidade, com capacidades máximas de caçamba de 4,5 a 6,4 m3. Develon diz que isso proporciona maior produtividade para uma ampla gama de aplicações de manuseio de materiais.

Além da gama de carregadeiras de rodas da empresa, a Develon introduziu o ‘primeiro sistema de “caçamba transparente” do mundo’ para carregadeiras de rodas. O sistema permite que o motorista da carregadeira de rodas veja os pontos cegos na frente da caçamba da máquina, usando um monitor instalado na cabine. Ao gravar imagens com câmeras frontais superior e inferior e projetar as imagens combinadas em tempo real usando um método de projeção curva, o sistema de balde transparente fornece uma visão completa para o motorista.

Develon diz que o sistema de caçambas transparentes aborda a questão da segurança causada por pontos cegos na frente das carregadeiras de rodas devido às suas caçambas. Com esse novo recurso, os motoristas podem verificar facilmente os pontos cegos na frente da caçamba por meio do monitor da cabine, aumentando a segurança e reduzindo os acidentes.

Além disso, diz-se que o sistema de balde transparente aumenta a eficiência do trabalho, fornecendo uma visão frontal para o motorista durante o carregamento, descarregamento ou transporte de materiais como agregados, areia e solo.

A empresa solicitou patentes na Coréia, América do Norte, Europa e China, tornando-se a primeira empresa a desenvolver e implementar uma função de projeção frontal com um balde transparente para máquinas de construção.

Develon’s transparent bucket is a ‘world first’ (Foto: Develon)

Um porta-voz da Develon afirmou que os sistemas de segurança avançados se tornaram cruciais na seleção de equipamentos com o aumento dos padrões de segurança. A empresa planeja continuar desenvolvendo recursos de segurança que priorizem a segurança do motorista e do trabalhador, com o objetivo de levar o setor a canteiros de obras mais seguros e livres de acidentes.

Quais são as soluções de eletromobilidade para carregadeiras de rodas pesadas?

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) deu um grande passo à frente no avanço de suas ofertas de eletromobilidade com uma nova solução.

A empresa converteu sua carregadeira de rodas L120 em uma versão elétrica, atendendo à crescente demanda por soluções sustentáveis na faixa de médio porte. A conversão foi feita em colaboração com os parceiros Parker Hannifin e CE Engineering Solutions, uma subsidiária do Grupo Volvo.

A L120H Electric Conversion, disponível para clientes selecionados na Europa a partir de 2023, fornecerá o mesmo desempenho que a máquina convencional, ao mesmo tempo em que emite zero emissões.

A Volvo CE diz que está comprometida em alcançar uma indústria de construção neutra em carbono e fez parceria com a CE Engineering Solutions e outros parceiros de eletromobilidade para acelerar a disponibilidade de soluções elétricas comercializadas em todos os segmentos e aplicações. Essa colaboração faz parte dos esforços da empresa para expandir sua linha de carregadeiras elétricas, após seu investimento na fabricante holandesa Limach em junho para ampliar seu portfólio de escavadeiras elétricas.

Espera-se que a Conversão Elétrica L120H forneça inúmeros benefícios para a indústria da construção, incluindo poluição sonora reduzida, custos operacionais mais baixos e maior produtividade. O trem de força elétrico da máquina também oferece torque instantâneo, tornando-a mais responsiva e eficiente do que os motores de combustão tradicionais.

Além disso, a versão elétrica foi projetada para exigir menos manutenção do que a versão a diesel, reduzindo o tempo de inatividade e aumentando a disponibilidade geral do equipamento.

Alimentado por baterias de 240 kWh, o L120H fornece uma autonomia de aproximadamente cinco horas na maioria das aplicações de serviço médio. Consistente com as soluções de carregamento existentes da Volvo, estima-se que carregue de 0 a 100% em apenas 1,5 a 2 horas.

‘A mudança começa aqui ‘

Carl Slotte , chefe da região de vendas da Volvo CE na Europa, diz: “Não há tempo para esperar – precisamos oferecer soluções que permitam que nossos clientes alcancem suas metas de descarbonização. A mudança começa aqui.

“Nosso compromisso com a parceria nos permite assumir uma posição de liderança na transformação de nossa indústria, com soluções elétricas construídas para atender à demanda do mercado e adaptadas para atender às necessidades em constante mudança de nossos clientes. Trabalhando juntos, estamos ampliando nosso portfólio de máquinas elétricas, ampliando a versatilidade de nossa gama e transformando nossa indústria em um futuro neutro em carbono”.

Dependendo da demanda do mercado, a Volvo CE diz que pode haver a possibilidade de converter as carregadeiras de rodas L120H dos usuários existentes em elétricas no futuro.

Além da sustentabilidade, a Volvo CE está desenvolvendo significativamente os sistemas de segurança disponíveis em suas carregadeiras de rodas.

A Volvo CE lançou seu Sistema de Mitigação de Colisão para Carregadeiras de Rodas Volvo, que visa apoiar a resposta do operador e reduzir o risco de colisão ao trabalhar em ré. O recurso aplica automaticamente os freios de serviço quando a carregadeira se aproxima de um obstáculo, ajudando a mitigar as consequências de acidentes e reduzir o risco de interrupções não planejadas.

O sistema foi projetado para facilitar a segurança no local de trabalho e lembra a última inclinação que a máquina subiu para operações de empilhamento contínuas. A Volvo CE diz que pode ser temporariamente desativado para condições específicas do local e só funciona quando a carregadeira de rodas está em marcha à ré e dirigindo entre 3-15 km/h. O Sistema de Mitigação de Colisão é uma opção instalada de fábrica para uma variedade de carregadeiras de rodas Volvo e está disponível globalmente.

A Volvo CE diz que pode haver a possibilidade de converter as carregadeiras de rodas L120H dos usuários existentes em elétricas no futuro. (Foto: Volvo CE)

Lars Eriksson, gerente global de produtos para carregadeiras de rodas da Volvo CE, diz: “Nós da Volvo CE continuamos a desenvolver proativamente soluções inteligentes que não apenas atenuam as consequências dos acidentes, mas também nos esforçamos para evitá-los completamente.

“Este novo Sistema de Mitigação de Colisão é uma parte importante do nosso trabalho para reduzir o risco de acidentes e ajudar a cumprir o nosso compromisso de zero acidentes.”

A Volvo CE desenvolveu internamente o Sistema de Mitigação de Colisão para sua linha de carregadeiras de rodas. Esta opção de ajuste de fábrica é oferecida atualmente nas L110H/L120H equipadas com as carregadeiras de rodas OptiShift , L150H, L180H, L220H, L260H e L200H High-Lift.

Para funcionar, requer a instalação de um Sistema de Detecção de Radar, acrescentando à gama existente de recursos, opções e serviços no local projetados pela Volvo CE para promover a segurança no local de trabalho e reduzir interrupções imprevistas.

O mercado de carregadeiras de rodas pesadas certamente está movimentado. Os aprimoramentos estão sendo feitos à esquerda, à direita e ao centro com quase uma solução para tudo. Como sempre, é um momento emocionante no desenvolvimento de equipamentos e o ano certamente trará mais inovações.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL