Carregadeiras compactas versáteis

20 October 2022

Trabalhar em diferentes projetos com uma série de desafios significa que a carregadeira de rodas compacta precisa ser versátil e ágil.

A Volvo CE está investindo significativamente em máquinas elétricas (Foto: Volvo CE).

As carregadeiras de rodas compactas – aquelas com menos de 90 cavalos de potência – estão sendo usadas para cada vez mais trabalhos, em parte devido à variedade de implementos disponíveis. Fontes alternativas de energia, como a elétrica, também significam que podem operar em ambientes fechados e nos centros das cidades que possuem restrições de ruído e/ou emissões.

À medida que a eletrificação se torna mais popular no setor de equipamentos compactos, melhorias reais estão sendo feitas na vida útil da bateria e nos recursos de energia.

Por exemplo, espera-se que o L20 Electric da Volvo CE forneça até seis horas de trabalho ativo por carga. A máquina elétrica vem com opção de bateria (33kWh ou 40kWh) e reduz a manutenção em 30%.

Diz-se que o L20 Electric é um conceito comprovado baseado no modelo L25 Electric maior. Possui uma carga útil de 1,8 toneladas e uma articulação do tipo paralelo que oferece visibilidade sobre o implemento que está sendo usado, excelente altura de elevação e movimento 100% paralelo.

Além das condições de trabalho mais tranquilas, os controles do operador também são considerados um aprimoramento significativo devido a um novo freio de estacionamento automático com funcionalidade de retenção em subida, bem como uma variedade de modos de trabalho personalizáveis.

Inovação em carregadeiras compactas

Também expandindo e desenvolvendo seu portfólio está a Liebherr; a empresa reformulou suas carregadeiras compactas e expandiu sua série com o modelo L 504.

As inovações neste modelo incluem a cabine redesenhada, que supostamente oferece melhor visibilidade ao operador. A visibilidade otimizada dos braços de elevação também garante uma visão desobstruída do acessório de trabalho e, portanto, máxima segurança.

O LIKUFIX, disponível nas três carregadeiras compactas, permite que o operador da máquina alterne entre as ferramentas de trabalho mecânicas e hidráulicas da cabine. Diz-se que isso economiza tempo e reduz o risco de acidentes, pois o operador não precisa sair da cabine ao trocar o equipamento.

A Liebherr diz que agora eles otimizaram a orientação paralela para uma operação segura e precisa ao trabalhar com garfos. Para aumentar a versatilidade de suas máquinas, a Liebherr oferece braços High Lift para os modelos L 506 e L 508 mediante solicitação. Esta é uma versão estendida dos braços de elevação com maior alcance, que permite que as carregadeiras compactas também carreguem veículos de transporte mais altos.

Nova linha de carregadeiras de rodas da Doosan

Os cinco novas carregadeiras da Doosan (Foto: Doosan)

A Doosan também tem trabalhado muito nos bastidores para lançar novos produtos no setor de carregadeiras compactas.

Após a assinatura de um contrato de fornecimento exclusivo com a Tobroco-Giant, com sede na Holanda, a Doosan confirmou os detalhes de uma nova gama de cinco modelos de carregadeiras compactas de 3,5 a 5 toneladas agora disponíveis pela empresa.

A Doosan diz que sua nova linha de carregadeiras compactas de rodas cobre uma ampla gama de aplicações, incluindo construção, movimentação de terras, paisagismo, manuseio de materiais e indústria em geral. O controle eletrônico de direção garante alto conforto e precisão de direção e aumenta o impulso nas máquinas. Além disso, vários modos de viagem estão disponíveis, diz Doosan.

Segurança do operador da máquina

Como acontece com a maioria das máquinas compactas, o conforto do operador e a facilidade de uso são imperativos. A Liebherr desenvolveu recursos na cabine para incluir um teto de segurança como padrão.

A Liebherr "revisou" suas carregadeiras de rodas compactas (Foto: Liebherr).

Para maior conforto, estão disponíveis um teto de segurança deluxe ou uma cabine totalmente fechada. O uso de estilos estreitos e uma clarabóia proporcionam ao operador visibilidade total.

Os controles eletrônicos, juntamente com o conforto do operador, fornecem aos usuários a tecnologia necessária para concluir tarefas desafiadoras. O desenvolvimento em ambas as áreas está aumentando à medida que os principais fabricantes se esforçam para atender às necessidades em constante evolução do operador moderno.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL