Carlos Slim toma controle da espanhola FCC

By Fausto Oliveira28 November 2014

Carlos Slim

Carlos Slim

O controle acionário da empresa construtora e concessionária de infraestruturas da Espanha FCC passou ao milionário mexicano Carlos Slim, depois que ele fez acordo com a empresa para subscrever a metade de uma ampliação de capital valorada em 1 bilhão de euros (cerca de US$ 1,24 bilhão). Com o negócio, Slim passará a controlar 25,63% das ações da FCC e será o maior acionista.

A operação deixa Esther Koplowitz, a famosa empresária espanhola que herdou a FCC de seu pai, como segunda maior acionista, com 22,43% da empresa. A empresária teve que ceder às pressões dos bancos credores das dívidas da empresa, principalmente o BBVA e o Bankia, ambos espanhóis, e assim aceitar a ampliação de capital mediante a entrada de um novo acionista majoritário.

Koplowitz havia assinado um acordo de condições com estes bancos para refinanciar suas dívidas pessoais após entrar em default (cessação de pagamentos) em setembro. Se não chegasse a capitalizar a FCC vendendo parte de seus direitos no negócio, suas empresas familiares com as quais ela controlava a FCC (B-1998 e Dominium) teriam executadas suas garantias de dívida: justamente as ações na construtora.

FCC é a sigla de Fomento de Construcciones y Contratas. A empresa tem negocios em muitos países da América Latina, seja por concessões ou por contratos de obras de infraestrutura. Alguns exemplos são o metrô da Cidade do Panamá, que construiu e entregou este ano, e obras de rodovias no Chile.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Mills: O projeto ideal
Há quase 7 décadas, a pioneira na locação de equipamentos para a execução de trabalhos em altura, com a maior frota de PEMT da América Latina, se supera dia a dia, em busca de inovação e diferencial no que se refere à qualidade e entrega.
Indústria de locação sem papel
Como avançar em direção a uma indústria sem papel?
Entrevista com Inform: América Latina Artificial
A inteligência artificial está tomando cada vez mais o centro das atenções na região, e novos jogadores estão entrando na arena.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL