Carlos Slim toma controle da espanhola FCC

28 November 2014

Carlos Slim

Carlos Slim

O controle acionário da empresa construtora e concessionária de infraestruturas da Espanha FCC passou ao milionário mexicano Carlos Slim, depois que ele fez acordo com a empresa para subscrever a metade de uma ampliação de capital valorada em 1 bilhão de euros (cerca de US$ 1,24 bilhão). Com o negócio, Slim passará a controlar 25,63% das ações da FCC e será o maior acionista.

A operação deixa Esther Koplowitz, a famosa empresária espanhola que herdou a FCC de seu pai, como segunda maior acionista, com 22,43% da empresa. A empresária teve que ceder às pressões dos bancos credores das dívidas da empresa, principalmente o BBVA e o Bankia, ambos espanhóis, e assim aceitar a ampliação de capital mediante a entrada de um novo acionista majoritário.

Koplowitz havia assinado um acordo de condições com estes bancos para refinanciar suas dívidas pessoais após entrar em default (cessação de pagamentos) em setembro. Se não chegasse a capitalizar a FCC vendendo parte de seus direitos no negócio, suas empresas familiares com as quais ela controlava a FCC (B-1998 e Dominium) teriam executadas suas garantias de dívida: justamente as ações na construtora.

FCC é a sigla de Fomento de Construcciones y Contratas. A empresa tem negocios em muitos países da América Latina, seja por concessões ou por contratos de obras de infraestrutura. Alguns exemplos são o metrô da Cidade do Panamá, que construiu e entregou este ano, e obras de rodovias no Chile.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL