Canivete suíço da construção

15 December 2020

Tal como a ferramenta múltipla que muitos guardam numa previdente e próxima gaveta, os implementos para maquinário de construção são muito úteis pela facilidade com que se podem empregar.

Os fabricantes de equipamentos OEM estão fazendo avanços na simplificação do uso destes acessórios. Muitos implementos ditos “inteligentes” do mercado atual podem detectar a máquina a que estão conectados, e ajustar-se a ela em sequência. Entre outros benefícios, isto permite utilizar uma ferramenta de trabalho em uma frota de diferentes porta-ferramentas.

Os sistemas de acoplamento também melhoraram enormemente. Os esforços de padronização começaram há décadas, mas permanentemente se fazem novos intentos de simplificar ainda mais o uso de acessórios nos equipamentos portadores.

Reconhecendo o equipamento

AttCatBH130

A capacidade dos implementos atuais para saber de maneira inteligente o tipo de máquina ao qual se conectam é uma mudança importante: alivia o operador de muitas decisões difíceis e cuja avaliação pode ser demorada, abrindo caminho para possíveis erros.

Neste sentido, destacam-se três novos acessórios Cat SMART: uma lâmina de arrasto, uma lâmina niveladora e uma retroescavadeira, todos projetados para aumentar a versatilidade das minicarregadeiras, em especial os modelos compactos sobre esteira (CTL) e as carregadeiras todo terreno da série D3. Os sistemas de controle dos novos acessórios permitem a adaptação dos controles padrão da máquina para que coincidam com as necessidades de controle reconhecidas dos implementos SMART.

A máquina principal da série D3 reconhece o implemento e desbloqueia telas de visualização especiais, que permitem ao operador selecionar como se controla a lâmina. A seleção do modo de controle do implemento altera as funções padrão do joystick e permite que o joystick esquerdo controle o deslocamento, enquanto o direito opera as funções da lâmina.

Os novos implementos de lâmina para niveladoras SMART GB120 e GB124 da Cat estão disponíveis para as minicarregadeiras e carregadeiras de esteira da série D3. Da mesma forma que o SMART Dozer Blade, a máquina portadora D3 reconhece a lâmina niveladora e desbloqueia telas de visualização especiais que trazem opções para o controle do implemento, o que permite reutilizar as alavancas de controle para realizar funções do implemento.

Por último, o novo implemento da retroescavadeira Cat BH130 SMART é compatível com os acessórios da escavadeira de 3 toneladas Cat, e seu sistema hidráulico auxiliar permite o emparelhamento com ferramentas hidromecânicas, incluindo martelos, perfuradores e compactadores vibratórios. A retroescavadeira se desloca hidraulicamente de lado a lado para permitir a escavação adjacente aos edifícios, e os estabilizadores integrados fornecem uma plataforma de escavação sólida.

A retroescavadeira conta com controles eletro-hidráulicos integrados, que se operam com os joysticks da máquina principal.

Padrões da indústria

AttOpenS

O Open-S é um novo padrão para acoplamento rápido totalmente automatizado para escavadeiras. Lançado em 1 de outubro de 2020, tem como objetivo permitir que os operadores de máquinas combinem acopladores de máquina, rotores basculantes e ferramentas de diferentes fabricantes que cumpram com a norma, e tenham a confiança de que serão compatíveis entre si. Os produtos que estão de acordo com a normativa são marcados como “Open-S”.

“O objetivo é dar aos operadores de máquinas e empreiteiras de todo o mundo a liberdade de combinar acopladores de máquinas, rotores basculantes e ferramentas de fabricantes que cumpram com a norma, e promover o desenvolvimento tecnológico contínuo”, diz a Steelwrist, uma das companhias iniciadoras deste processo, junto à Rototilt.

Os padrões abertos facilitam a vida diária, sejam os de tomadas elétricas, conectores de computador e, por que não dizer, acoplamentos rápidos para escavadeiras. Ao mesmo tempo, isso cria uma competição sadia, em que os atores da indústria competem para ter os melhores produtos, sem bloquear os clientes a uma determinada marca de implemento e/ou de equipamento portador.

O padrão se baseia na ideia de dar liberdade aos clientes finais para escolher seu equipamento preferido, com soluções de segurança confiáveis, permitindo-lhes se beneficiar do desenvolvimento tecnológico contínuo.

O Open-S pertence e é administrado por uma organização independente, a Open-S Alliance, que é dirigida por um conselho das empresas membro.

Operando a frio

AttJDCFColdPlaner extended

A John Deere apresentou suas novas fresadoras a frio CP18E, CP24E e CP30E para ajudar os operadores que trabalham em reparação de vias urbanas, nivelação de pavimentos irregulares, texturização de pavimentos e limpeza ao redor de fresadoras de maior porte. A novas ferramentas são compatíveis com as minicarregadeiras e carregadeiras de esteira compactas John Deere, assim como com marcas competidoras.

“As fresadoras a frio da série E são novas soluções para nossos clientes que buscam uma maior eficiência no trabalho, ao permitir que todas as funções da escova a frio sejam controladas a partir da cabine da máquina”, diz Jessica Hill, diretora de programas globais da John Deere.

“Os implementos geram valor aos nossos clientes através de uma maior produtividade e tempo de atividade, ao mesmo tempo que mantém os baixos custos operacionais diários”, afirma.

As fresadoras a frio são equipadas com um sistema de acionamento planetário de alta resistência, que oferece uma alta velocidade de par para os trabalhos mais exigentes. O sistema de propulsão planetária é uma propulsão por rodas, que permite ao operador tirar a placa lateral quando o implemento trabalha perto de uma borda ou meio fio, o que o torna adequado para uso em espaços reduzidos.

Através de controles completos na cabine, os operadores podem manobrar a profundidade, inclinação e deslocamento lateral da escova a frio, para aumentar a produtividade geral. O espaço traseiro para resíduos alcança até 9 polegadas (229 mm), e ajuda a minimizar o material que se empurra para trás durante o corte.

Agregou-se um depósito de pressão de caixa visível aos três modelos para proporcionar um indicador visual de alta precisão da caixa. Se há alta pressão na carcaça, o depósito se encherá de óleo, e dará uma indicação de apagar o sistema.

Mantenha-se na cabine

Ter que subir e descer repetidamente da cabine de uma máquina durante o trabalho normal é uma causa significativa de desgaste, o que pode gerar perdas de produtividade e riscos laborais. Tendo isto em conta, os fabricantes de equipamentos pretendem mitigar este problema.

AttBobcatbob-dock

“Deixar a cabine para trocar implementos hidráulicos pode consumir tempo de trabalho dos operadores”, afirma Britta Kopp, gerente de marketing de implementos da Bobcat. A empresa fabrica mais de 80 ferramentas para equipamentos, tais como carregadeiras compactas, escavadeiras compactas e grandes, tratores compactos, produtos utilitários e manipuladores telescópicos.

“Ao utilizar o sistema de montagem de acessórios Bob-Dock para trocar rapidamente os implementos hidráulicos com o toque de um botão, pode-se manter a produtividade em alta. Os operadores podem trocar a maioria dos implementos hidráulicos sem ter que sair da cabine para retirar ou conectar as mangueiras”.

Quando se usa o sistema Bob-Dock para conectar um implemento, o operador deve alinhar sua carregadeira com a placa adaptadora Bob-Dock do implemento.

Então, o operador pressiona o botão Power Bob-Tach dentro da cabine. O sistema Bob-Tach firma o acessório, enquanto o sistema Bob-Dock conecta automaticamente o sistema hidráulico. E aí o implemento está pronto para usar.

“O sistema de montagem do acessório bob-Dock se compõe de duas partes principais: a placa adaptadora que está montada no implemento e o bloco acoplador patenteado que está integrado no elemento Bob-Tach”, explica Kopp. “O sistema Bob-Dock conecta o sistema hidráulico auxiliar do operador, enquanto o sistema Bob-Tach firma o acessório, tudo com um único botão”.

Novo acessório de retroescavadeira Bobcat

AttBOXBobcatBackhoe

A Bobcat lançou um implemento de nova geração para as carregadeiras compactas e skid-steer da empresa, que tem como objetivo converter uma carregadeira Bobcat em uma escavadeira.

O novo acessório de retroescavadeira está disponível em quatro configurações: os dois modelos Versatile (V) B32V e B35V e os dois modelos padrão (S) B32S e B35S, que oferecem uma seleção de profundidades de escavação, alcance e sistemas de acoplamento.

O maior modelo da linha oferece uma profundidade máxima de escavação de 3,3 m e um alcance máximo de 4 m. À diferença dos modelos padrão, as versões Versatile podem ser equipados com acessórios hidráulicos adicionais, somo roscas sem fim e martelos.

“Estamos vendo uma maior demanda por acessórios de retroescavadeira e agregamos ainda mais versatilidade com as versões Versatile”, diz Daniele Paciotti, gerente da linha de produtos de acessórios Bobcat na Europa, Oriente Médio e África.

“Têm uma linha auxiliar de dupla ação que permite usar mais acessórios com o implemento de retroescavadeira, incluindo os acessórios hidráulicos Bobcat, como perfuradores, martelos rompedores e caçambas basculantes”, diz.

O implemento de retroescavadeira da nova geração é compatível com sete famílias diferentes de implementos Bobcat, que compreendem mais de 30 ferramentas diferentes.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL