Canal do Panamá pode ter nova ampliação

01 April 2015

Panama Canal

Panama Canal

Mesmo que a ampliação do Canal do Panamá ainda não tenha terminado, e que durante o processo as disputas entre a Autoridade do Canal e o consórcio GUPC tenham até paralisado as obras, o presidente da ACP veio a público dizer que se pensa seriamente na construção de um quarto jogo de esclusas.

Se isso chegar a acontecer e o projeto vier à luz, a nova via daria passagem aos maiores navios de carga do mundo não apenas do presente, conhecidos como Pós-Panamax, mas também do futuro. Jorge Quijano, o presidente da Autoridade do Canal, disse em entrevista à imprensa do seu país que esta nova ampliação poderia custar entre US$ 16 bilhões e US$ 17 bilhões.

Os navios de carga pensados para o futuro, que usariam a quarta via de acesso do canal interoceânico no Panamá, terão a capacidade de carregar nada menos que 20 mil contêineres cada.

Quijano disse também que se houver uma decisão favorável ao projeto, o prazo de execução calculado é de 15 anos. De acordo com a autoridade, o financiamento proveria de emissão de dívidas e recursos próprios da via interoceânica.

Enquanto isso, a empresa China Harbour Engineering Company já expressou seu interesse em participar desse projeto, inclusive aportando capital. Jorge Quijano disse ter se encontrado com executivos da empresa chinesa nos últimos dias.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL