Canal do Panamá pode ter nova ampliação
01 April 2015
Mesmo que a ampliação do Canal do Panamá ainda não tenha terminado, e que durante o processo as disputas entre a Autoridade do Canal e o consórcio GUPC tenham até paralisado as obras, o presidente da ACP veio a público dizer que se pensa seriamente na construção de um quarto jogo de esclusas.
Se isso chegar a acontecer e o projeto vier à luz, a nova via daria passagem aos maiores navios de carga do mundo não apenas do presente, conhecidos como Pós-Panamax, mas também do futuro. Jorge Quijano, o presidente da Autoridade do Canal, disse em entrevista à imprensa do seu país que esta nova ampliação poderia custar entre US$ 16 bilhões e US$ 17 bilhões.
Os navios de carga pensados para o futuro, que usariam a quarta via de acesso do canal interoceânico no Panamá, terão a capacidade de carregar nada menos que 20 mil contêineres cada.
Quijano disse também que se houver uma decisão favorável ao projeto, o prazo de execução calculado é de 15 anos. De acordo com a autoridade, o financiamento proveria de emissão de dívidas e recursos próprios da via interoceânica.
Enquanto isso, a empresa China Harbour Engineering Company já expressou seu interesse em participar desse projeto, inclusive aportando capital. Jorge Quijano disse ter se encontrado com executivos da empresa chinesa nos últimos dias.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

