Canal do Panamá confirma inauguração para 31 maio
By Juliana De Andrade16 February 2016
Segundo foi anunciado esta semana pela vice-presidente de engenharia e administração do programa de ampliação do Canal do Panamá, Ilya R. Espino de Marotta, o novo sistema de eclusas da via interoceânica já tem data de inauguração. A partir de 31 de maio, o Canal do Panamá ampliado entra em operação já com capacidade total de funcionamento.
O projeto, que começou em 2007 e tem a intenção de duplicar a capacidade de carga da via interoceânica, tinha um orçamento inicial de US$5,2 bilhões e uma data inicial de inauguração em 2014, época em que seria comemorado o primeiro centenário da via. Porém, uma grande polêmica gerada por reclamações de pagamentos de sobrepreços pelo consórcio Grupo Unidos por el Canal atrasou muito os trabalhos.
Um longo processo começou em janeiro de 2014, culminando na paralisação total da obra por algumas semanas. Quando voltaram, as obras foram atrasadas ainda mais devido a uma grande greve e várias mobilizações dos trabalhadores da construção no Panamá.
O tribunal responsável pela arbitragem internacional finalmente deu razão ao consórcio, mas não nos valores reclamados pelas construtoras Sacyr, da Espanha, Salini Impregilo, da Itália, Jan de Nul, da Bélgica e a panamenha CUSA.
De acordo com a informação divulgada pela executiva, as obras atuais mostram um avanço de 96% e o cronograma do projeto avança corretamente após a reparação de fissuras que foram concluídas no mês passado. Agora estão sendo avaliados os processos de inundação e esvaziamento das eclusas e a sincronização do sistema de controle, para assegurar que tudo esteja movendo-se simultamente. Diante disso, no final de abril, o barco de prova passará pela nova estrutura.
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

