Canal do Panamá com 95% de avanço

06 October 2015

Canal Panama

Canal Panama

As obras de ampliação do Canal do Panamá entraram em fase de contagem regressiva, alcançando já 95% de avanços com processos de teste estrutural e de sistemas instalados obtendo “ótimos resultados”, informou hoje o consórcio Grupo Unidos pelo Canal (GUPC – composto pelas empresas Sacyr, Salini Impregilo, Jan de Nul y Cusa) em um comunicado. O conglomerado afirmou que as obras se concluirão na data prevista, abril de 2016, após sete anos de obras e mais de 100 milhões de horas de trabalho.

“As 16 comportas corredeiras do Pacífico e do Atlântico, com um peso médio de 3.300 toneladas, estão respondendo positivamente a todas as provas eletromecânicas. Os sistemas de alienação, sincronização e capacidade hidráulica superaram também as mais severas provas”, informa o conglomerado.

Ainda que as estruturas de concreto tenham alcançado os objetivos exigidos, o GUPC relembra a identificação de algumas filtrações em uma das paredes do lado Pacífico e esclarece que “foram encontrados soluções de reparação consistentes com um reforço em aço especial. A quantidade e aço para o reforço equivale a apenas 0,1% do que foi utilizado nas comportas”, explica o comunicado.

Estas provas, que continuarão pelo menos durante os próximos três meses antes de passar para a etapa de testes te navegação, representa para o consórcio “uma parte essencial para a otimização da obra que não tem relação em termos técnicos e desenho. Estas provas, estabelecidas em contrato, são muito mais severas que qualquer condição que se enfrente durante a operação e manutenção do novo canal”, afirma.

“O terceiro jogo de eclusas do Canal integra a exigência redundante da Autoridade do Canal do Panamá. Cada função do projeto e elementos essenciais foram duplicados, incluindo o número de comportas corredeiras, sendo agora 16 em vez das oito normalmente necessárias para as manobras de abertura e fechamento. Desta maneira, o Canal poderá operar durante as vinte quatro horas do dia, todos os dias do ano e sem interrupções para sua manutenção ou controle de sistemas”, define o comunicado.

Graças a esta ampliação, o Canal do Panamá permitirá a passagem de navios Post Panamax, de quase quatrocentos metros de largura e com uma capacidade de carga de 13.600 containers, contra os 4.400 containers atuais.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL