Caminhões autônomos da Komatsu no Brasil já estão operando
18 October 2021
A Komatsu vem expandindo sua linha de caminhões autônomos em operação no país e já são seis máquinas atuando no maior complexo de extração de minério de ferro do mundo, em Carajás (PA).
A empresa informou que outros quatro caminhões devem entrar em circulação até o final do ano nesta operação.
Controlados por sistemas informatizados, GPS, radares e inteligência artificial, os caminhões autônomos da companhia percorrem o trajeto entre a frente de lavra da mineração e a área de descarga.
Os equipamentos desenvolvem ações dentro de camadas de segurança na mina, utilizando sensores de segurança capazes de detectar objetos como pedras grandes, veículos de pequeno porte e outros equipamentos tripulados, assim como obstáculos nas proximidades da pista.
Com isso, situações de risco como tombamento, atropelamento e colisão são completamente eliminadas do processo.
“Com os controles autônomos, previsão e repetibilidade associadas ao sistema, conseguimos maior vida útil dos equipamentos e seus componentes. Outro ponto a destacar, de acordo com nossos dados globais, é a melhoria de cerca de 40% na vida útil dos pneus e freios, e em uma redução de 13% na manutenção geral, o que leva à diminuição dos resíduos gerados se comparado com a operação tripulada. Com isso, temos também redução da emissão de gases poluentes na atmosfera”, relatou Javier Mitsuyo Matsuda, gerente executivo do Projeto AHS (Sistema de Transporte Autônomo).
Outro destaque é a diminuição do número de paradas das máquinas para manutenção ou trocas de turnos, entre outros, pode ser observado um aumento de até 15% na produtividade. “Em todas as nossas operações, de forma geral, notamos impactos reais da automação em todo o processo produtivo. Os custos com carregamento e transporte de materiais, por exemplo, apresentam redução de até 15% se comparados com as operações que utilizam máquinas tripuladas”, ressalta Matsuda.