Camargo Química reforça portfólio de soluções construtivas
19 February 2024
O PU CQ 40 traz características exclusivas para a construção civil, podendo ser aplicado tanto em soluções pré-moldadas de concreto quanto em ambientes com vidro, madeira, alumínio e aço, além de conter baixo odor e ser livre de solventes
Produto essencial para selar junções e aumentar a durabilidade e eficiência de diversos materiais construtivos, o selante PU ganha uma versão especial, desenvolvida pela Camargo Química. A empresa brasileira é referência em soluções sustentáveis para a indústria da construção e desenvolveu uma versão de baixo odor, livre de solventes e de alta durabilidade, com versatilidade de aplicação. O produto tem alto teor de poliuretano, que confere maior durabilidade do que soluções similares.
Julio Vechim, diretor técnico da Camargo Química, explica que o PU CQ 40 oferece uma barreira protetora que prolonga a vida útil do piso, mantendo sua integridade e aparência. “Uma das principais aplicações deste selante é em soluções pré-moldadas de concreto. Ele é ideal para o reparo de rachaduras e fissuras em pisos de concreto, oferecendo uma solução durável que resiste ao tráfego pesado e às condições ambientais adversas. A sua flexibilidade permite que se adapte às movimentações naturais do piso, evitando futuras rachaduras”, destaca.
A durabilidade do produto é um diferencial, de acordo com o especialista, em ambientes expostos a altas temperaturas, como obras em regiões de clima muito quente. Também é direcionado para a vedação de calhas de alumínio, ambientes com aço, madeira ou vidro.
Rachaduras por retração podem ser evitadas com a solução
Materiais de construção que “trabalham” com a variação de temperatura, como é o caso do concreto, em que há expansão e retração, podem sofrer rachaduras ao longo do tempo. O selante desenvolvido pela Camargo Química pode ser aplicado entre as juntas serradas e bordas dos pisos, evitando esse problema, sem comprometer a estética e a planície do espaço.
“O PU CQ 40 Camargo Química também é eficaz como uma barreira de isolamento acústico, reduzindo a transmissão de som através das juntas de construção e melhorando o conforto acústico em ambientes internos”, reforça Júlio.
A solução também atende duas importantes normas construtivas: a STM C 920 (Standard Specifications for Elastomeric Joint Sealants), que vem da América do Norte e abrange a especificação de juntas elastoméricas monocomponentes e multicomponentes, para selagem, vedação e calafetagem de envidraçamento de praças, prédios, pisos, construção, aeroportos e rodovias; e a ISO 11600, que especifica os tipos e classes de selantes usados na construção civil, de acordo com as suas aplicações e características de desempenho.
Sobre a Camargo Química
Companhia especializada em soluções químicas para a construção, a Camargo Química tem 15 anos de mercado e foco no desenvolvimento de produtos que reduzem desperdício e impacto ambiental. Possui sede em Pomerode (SC), unidades em Goiás, Pernambuco e São Paulo além de vender para todo o Brasil e Exterior. São mais de 100 produtos no portfólio da empresa, desenvolvidos em laboratório próprio ou distribuídos através de parceiros com atuação global. Aditivos para concreto, tecnologias que reduzem a emissão de CO2 no meio ambiente e soluções de ácido biodegradáveis para limpeza do canteiro de obras fazem parte do carro-chefe da marca.