Câmara costa-riquenha prevê queda de 9% para o setor construção
10 September 2014
Perspectivas ruins são as que tem a Câmara Costa-riquenha da Construção (CCC) para o desempenho do setor durante este ano. Segundo a associação, a indústria poderia sofrer uma queda de 9% na construção de metros quadrados. Um dado relevante é que entre janeiro e julho foram tramitados pouco mais de 2.850.000 m2 para a construção de novas edificações, 10,1% a menos (320.000 m2), em comparação ao mesmo período de 2013.
O presidente da CCC, Guillermo Carazo disse que temas como infraestrutura rodoviária e água potável-saneamento, moradia, custos de construção, tramites e sistema territorial, "são considerados críticos por esta câmara, e já foram expostos ao Presidente da República, com o objetivo de trablharmos em conjuntopara resolver esses problemas. Estamos muitos preocupados, pois a queda estimada significaria a geração de 10.000 empregos menos no setor".
É importante destacar que o Banco Central da Costa Rica corrigiu suas projeções de crescimento para o setor. Se antes se esperava que este ano o PIB da indústria crescesse 5,7%, agora a estimativa caiu para 3,2%. Para o próximo ano epera-se um crescimento de 1,3%, bem diferente do 4,1% projetado inicialmente.