Câmara Chilena de Construção expressa preocupação com taxas de desemprego
30 November 2023
A taxa de desemprego no Chile continua a aumentar e registou o seu décimo segundo mês consecutivo de aumentos. Com efeito, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no trimestre agosto-outubro de 2023 situou-se em 8,9%, um aumento de 0,9 pontos percentuais face ao mesmo período do ano passado, devido ao aumento do a população ativa (3,1%) era superior à das pessoas ocupadas (2,1%).
Diante destes indicadores, o presidente da Câmara Chilena de Construção, Juan Armando Vicuña, expressou sua preocupação. “O emprego na construção está em níveis preocupantes. Os números do INE mostram que no trimestre agosto-outubro o pessoal ocupado (na construção) caiu 9,9% em doze meses, sendo a décima terceira queda consecutiva. Atualmente, 691,5 mil pessoas trabalham na construção, o que significa a perda de 76 mil empregos em relação a outubro de 2022. O que nos preocupa é que não conseguimos recuperar mais de 110 mil empregos face ao pico observado no final de 2019”.
O dirigente salienta que é urgente implementar medidas que apoiem a reativação da economia e a geração de emprego. “É preciso acionar o investimento do setor público, que é o motor da economia. Da mesma forma, solicitamos que sejam feitos pagamentos de reajustes compensatórios aos projetos em execução, reconhecidos entre o ano passado e este ano e que permanecem pendentes de pagamento. na casa dos 70%. Esta situação complica as empresas de construção, que são as que proporcionam emprego direto na atividade”, afirmou.