Calac+: Reduzindo as emissões

12 October 2021

Medición de emisiones de la maquinaria móvil no de carretera. Medição de emissões de máquinas móveis não rodoviárias.

A Cooperação Suíça é um dos atores internacionais que está contribuindo para a formulação de políticas e criando condições para a redução significativa das emissões poluentes e de gases de efeito estufa na América Latina. Seus esforços estão concentrados em máquinas de construção e ônibus por meio de um trabalho coordenado de perto com atores governamentais das cidades de Bogotá, Cidade do México, Lima e Santiago do Chile.

Considerando que segundo UN-Habitat a América Latina é a maior região urbanizada do mundo e que a taxa de urbanização chegará a 89% em 2050, torna-se especialmente importante que a tecnologia com que os ônibus e maquinários de construção operam nas cidades seja limpa em termos de emissões poluentes para que o crescimento gere um impacto positivo na saúde da população e na integridade dos ecossistemas.

CALAC +

Por meio do programa Clima e Ar Limpo para Cidades Latino-Americanas (CALAC +) financiado pela Cooperação Suíça (SDC), nos últimos três anos, foi possível tornar visível a importância de abordar a contribuição das emissões de máquinas móveis não provenientes rodoviária (MMNC) e com ela, acompanhar os atores governamentais na definição das políticas.

Estudio realizado al sistema de transporte urbano en Bogotá. Estudo realizado sobre o sistema de transporte urbano de Bogotá.

À medida que as normas para transporte coletivo e veículos de menor porte se tornam mais rígidas e suas emissões diminuem, as contribuições do MMNC ficam mais evidentes e com ele a necessidade de quantificar e incorporar esse problema nas políticas públicas. Estudo realizado sobre o sistema de transporte urbano de Bogotá. Parte importante para o alcance dos resultados tem sido a geração de documentos técnicos e ferramentas que contribuam para a definição de políticas.

Assim, para a definição e / ou atualização do inventário de emissões (quantidade de poluentes atmosféricos disponibilizada pelo MMNC), foram elaborados seis guias técnicos que recolhem a experiência de países europeus. Também foram construídas quatro ferramentas para transformar informações técnicas em insumos práticos para a definição de estratégias e planos, como a simulação de cenários de redução que consideram custos e benefícios de diferentes medidas ou padrões a serem aplicados.

No nível municipal, uma série de ações tem contribuído, por exemplo, na Colômbia com a definição de padrões de emissão para a norma sobre novas máquinas que entram no país, na Cidade do México e Lima com a incorporação do problema nos planos de descontaminação e no Chile com o acompanhamento do processo de implantação de filtros de partículas nas máquinas do Ministério de Obras Públicas. O programa CALAC + tem gerado eventos de intercâmbio, divulgação e capacitação em diversos aspectos para a conquista de cidades mais saudáveis, por isso convidamos você a conhecer mais sobre o programa e suas atividades em nosso site: https://programacalac.com 

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Foco Chile: Investimento austral
Não é de surpreender que os projetos de mineração continuem a ser um dos principais impulsionadores da carteira de planos de infraestrutura do Chile.
Guindastes e equipamentos Cruz del Sur: Elevação Regional
A Cranes y Equipos Cruz del Sur vem ampliando sua presença na América do Sul e hoje tem uma presença significativa no Chile, Colômbia e Peru.
A FPT Industrial carrega seus motores multicombustíveis
Atendendo a uma ampla gama de indústrias, a empresa inova continuamente em novas tecnologias.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL