Bulldozers: equilíbrio entre alto desempenho e facilidade de uso

Os avanços tecnológicos nas escavadeiras atuais permitem que você faça mais com menos

Os canteiros de obras exigem tratores (ou escavadeiras) de todos os tamanhos para movimentar materiais ou finalizar o nivelamento. Hoje, os proprietários de equipamentos podem escolher e personalizar seus tratores para atender a qualquer exigência de trabalho.

De acordo com Roberto Marques, gerente de vendas para a América Latina da John Deere, a demanda por buldôzeres na América Latina tem aumentado fortemente nos últimos meses, impulsionada especialmente por grandes projetos governamentais no México e pela grande movimentação de terra que o nearshoring está exigindo no país. . “Além disso, os bons preços das matérias-primas metálicas têm mantido um bom nível de atividade nas operações de mineração que exigem muito dos tratores”, afirma o executivo.

Hebert Francisco, diretor de estratégia e operações da LiuGong na América Latina, também comenta que o mercado tem crescido em média nos últimos anos (apesar de uma queda na América do Sul durante 2023) e concorda com a importância da demanda mineira neste desenvolvimento. “O maior demandante da América do Sul é o Brasil, com aproximadamente 70% do total. Com exceção do Brasil, Chile, Peru, Argentina e Colômbia são os países com maior demanda”, indica.

A Komatsu afirma que tem observado um aumento na demanda por equipamentos maiores, como o D155AX-6.

Por sua vez, Leandro Bueno, gerente administrativo de marketing de produtos e vendas da divisão de equipamentos de construção da Komatsu Brasil, afirma ter observado demanda estável em 2023 e expectativa de crescimento para este ano. “Do ponto de vista do produto, temos visto uma demanda crescente por equipamentos de maior porte, principalmente o nosso D155AX-6, tendência semelhante ao que temos visto em outras linhas, com os clientes buscando equipamentos mais adequados para suas operações, com o objetivo de maior eficiência operacional”, afirma.

Todos os tipos

A Caterpillar oferece uma ampla variedade de buldôzeres, desde o pequeno D2 até o grande D11 para a indústria de mineração. As máquinas vêm com uma ampla seleção de configurações de material rodante, transmissão e lâmina.

Os tratores Caterpillar pequenos (modelos D2-D3) são projetados para se moverem rapidamente de um local para outro. Eles agora apresentam tecnologia Cat Grade para aumentar seu valor e utilidade no trabalho. Os buldôzeres médios da marca (modelos D4-D8) incluem tecnologia Cat Grade integrada de fábrica e uma opção de transmissão e configuração do buldôzer que permite aos clientes adaptar a máquina à aplicação.

Enquanto isso, os grandes tratores Cat (modelos D9-D11) também apresentam rodas dentadas elevadas para aumentar a produtividade, simplificar a manutenção, reduzir o tempo de inatividade e elevar os comandos finais e os componentes do sistema de transmissão para fora do ambiente de trabalho. Essas máquinas também oferecem tecnologia Cat Grade, incluindo Cat Grade 3D, disponível de fábrica no D9 e no novo D10.

A John Deere possui oito modelos de buldôzeres, com potências variando de 71 a 350 cavalos. Recentemente, lançou sua próxima geração de tratores pequenos, incluindo os modelos 450, 550 e 650 P-Tier. Eles apresentam tecnologia EZ Grade que é padrão em todos os modelos com controles eletro-hidráulicos (EH).

Além do EZ Grade, que está incluído como parte da opção de controle EH, o Slope Control pode ser adicionado a qualquer máquina com EZ Grade e permite que os operadores automatizem os movimentos da lâmina em direção a uma inclinação transversal específica e/ou inclinação principal.

A John Deere está acrescentando cada vez mais tecnologia de assistência ao operador em seus equipamentos (Foto: John Deere).

“Estamos adicionando mais tecnologia de assistência ao operador, como controle de nivelamento e recursos que ajudam a estabilizar a lâmina durante a operação. Isso está planejado para futuras atualizações do produto. Também estamos adicionando tecnologia de controle de nivelamento, como sistemas totalmente 3D, às nossas plataformas”, afirma Marques, da John Deere.

“Juntamente com todos os recursos de automação e controle de nivelamento, também estamos atualizando nossos centros de operações para ficarem mais focados no canteiro de obras e não apenas nas máquinas, o que significa que nos próximos anos adicionaremos rastreamento e monitoramento da produtividade. Tudo isso auxilia o cliente com melhorias na eficiência operacional. Em relação à sustentabilidade, a Deere está investindo em soluções elétricas híbridas e os buldôzeres lançarão um modelo híbrido nos próximos anos”, afirma o executivo.

Por sua vez, a LiuGong oferece três linhas bem diferenciadas de escavadeiras. A linha de máxima produtividade e tecnologia é representada pela Dressta (empresa 100% LiuGong ), a linha mais utilitária, representada pela série LiuGong C e a nova linha intermediária que combina o melhor das duas anteriores, chamada Série D.

Segundo Francisco, da LiuGong, esta Série D oferece dois modelos: o LD20D com 17,5 toneladas e 154 kW e o LD36D com 40 toneladas e 280 kW, que complementam a Série C, que conta com os modelos B160C (17 toneladas, 131 kW), B230C ( 24,5 toneladas, 179kW) e B320C (34 toneladas, 257kW), “abrangendo assim de forma ampla o segmento com maior demanda, seja para construção, agricultura ou mineração”, afirma.

El LD36D de la Serie D de LiuGong O LiuGong D-Series LD36D (Foto: LiuGong)

“A nova série D destaca-se como uma proposta de valor imbatível. Possui motor Cummins eletrônico altamente eficiente e redução de consumo de até 10% em relação a modelo similar da série C, dois modos de trabalho P (potência) e E (economia), potente sistema hidráulico, transmissão com pré-seleção de marcha, cabine com baixíssimos níveis de poluição sonora, monitor eletrônico e alto conforto. A operação da lâmina niveladora, do escarificador, das engrenagens e da direção é realizada com joysticks ergonômicos e suaves”, acrescenta.

A Komatsu possui uma das mais amplas linhas de buldôzeres do mercado, com equipamentos que variam de 89 HP e peso operacional de 9 toneladas a 890 HP e 115,3 toneladas.

Leandro Bueno, da Komatsu, destaca que os equipamentos da marca saem de fábrica com diversos recursos que melhoram a eficiência operacional dos buldôzeres, “como o pré-filtro de ar ciclônico , que garante combustão mais eficiente do motor, modos de trabalho adequados para cada tipo de aplicação, além dos alertas exibidos no painel que orientam o operador para evitar consumo desnecessário de combustível.”

Equilíbrio de poder e economia

Contudo, os bulldozers atuais não se concentram apenas no desempenho. Os OEMs têm o cuidado de equilibrar a potência de impulso com considerações igualmente importantes, como economia de combustível, facilidade de operação e manutenção simples.

O buldôzer 950K da John Deere. (Foto: John Deere)

Os tratores John Deere são projetados para proporcionar mais conforto aos operadores, para que possam ser mais produtivos. A cabine atualizada é maior e com o aumento do tamanho, a área envidraçada também foi aumentada para proporcionar visibilidade adicional.

A parte superior da linha do capô foi rebaixada e endireitada significativamente, proporcionando aos operadores maior visibilidade da frente da máquina, além da já clara visibilidade dos cantos das lâminas.

Com foco na sustentabilidade, os tratores de esteiras Komatsu são equipados com motores “ecot3”, incorporando o princípio da preservação ecológica e otimização no uso dos recursos naturais do planeta. “Essa abordagem, aliada à tecnologia Komatsu, além de oferecer alto desempenho, atende às mais recentes normas de controle ambiental, promovendo eficiência ecológica na utilização desses equipamentos”, afirma Bueno.

Por sua vez, Francisco comenta que a LiuGong, através do seu departamento de I&D, com mais de 1.500 engenheiros, aposta sempre no desenvolvimento de equipamentos fáceis de operar, fáceis de manter, seguros, duráveis e fiáveis. “Procuramos reduzir os custos operacionais totais (TCO) dos nossos clientes e complementá-los com a melhor rede de distribuição a nível mundial . No caso da América do Sul contamos com 20 distribuidores em diversos países e mais de 100 pontos de vendas e serviços. Além disso, nós da LGLA contamos com profissionais qualificados, que conhecem a cultura e falam a língua local. Essa também é uma diferença marcante”, diz ele.

A Liugong oferece pontos de serviço concentrados que são de fácil acesso para garantir uma manutenção eficiente e segura (Foto: Liugong).

Opções alternativas de energia 

Com toda a atenção ultimamente voltada para fontes alternativas de energia para equipamentos de terraplenagem, o que isso significa para as escavadeiras? Em suma, estão a ser feitos esforços para encontrar novas soluções.

Na ConExpo 2023, a John Deere apresentou seu novo trator 850 X-Tier com tecnologia E-Drive. Utiliza um motor diesel de 9,0 litros que aciona um gerador, que gera eletricidade e aciona dois motores elétricos.

Embora esta máquina ainda não esteja em produção, a empresa está acumulando horas de uso e coletando feedback dos clientes.

Outro exemplo de propulsão alternativa é o Cat D6 XE, que seria o primeiro trator elétrico de alta tração do mundo. O fabricante afirma que oferece até 35% mais eficiência de combustível e maior agilidade em comparação com o modelo anterior D6T de 3 velocidades. Potência consistente no solo, impulso contínuo e maior capacidade de manobra significam tempos de ciclo mais rápidos, tornando o Electric Drive uma escolha sólida para produtividade e eficiência de combustível.

Produtividade e eficiência são as marcas registradas dos tratores de esteira atuais. As máquinas mais recentes são equipadas com a tecnologia mais recente para garantir que possam empurrar e nivelar com mais eficiência do que nunca.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL