Brasileiro preside associação mundial de túneis

19 May 2016

Tarcísio Barreto Celestino

Tarcísio Barreto Celestino

O brasileiro Tarcísio Barreto Celestino foi eleito presidente da mais importante associação mundial do setor de construção de túneis, a International Tunneling and Underground Space Association (ITA).

Celestino é o presidente do Comitê Brasileiro de Túneis, onde sempre desempenhou um forte papel de defensor das obras subterrâneas como forma de solucionar problemas urbanos com mais qualidade.

Professor de geotécnica da Faculdade de Engenharia da Universidade de São Paulo, Celestino vai trabalhar pelo melhoramento dos processos técnicos de tunelização na ITA, agora em escala mundial. O papel desta entidade é indicar aos entes públicos do mundo os melhores meios e práticas para construção sob a terra.

“A população urbana do mundo vai quase dobrar nas próximas quatro décadas, e este crescimento requer um significativo aumento nas instalações subterrâneas”, afirma o novo presidente da ITA.

Em sua defesa dos túneis e outras estruturas de subsolo, Celestino diz também que “num passado remoto, vimos muitos esforços e recursos gastos em projetos de concepção equivocada em vários países, com vias elevadas que anos depois foram derrubadas e transferidas ao subsolo. Se os projetos são concebidos por especialistas e discutidos com representantes das instituições públicas, não há prejuízos fruto de soluções erradas e a sociedade obtém o melhor resultado”.

A ITA tem em seus quadros associações de engenharia subterrânea de 72 países.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL