Brasileiro assume a presidência da unidade fabril da japonesa Komatsu no Brasil

A Komatsu, empresa japonesa que fabrica e fornece equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de mineração, construção, industrial e florestal, anuncia o novo presidente da unidade fabril no Brasil, designando Jeferson Biaggi, que atuava como vice-presidente há cinco anos, para o cargo. O movimento representa uma mudança histórica, já que esta é a primeira vez em 49 anos de atuação no País que a subsidiária terá um brasileiro à frente de suas operações. Até então, a Presidência ficava sempre a cargo de executivo japonês, vindo como expatriado ao Brasil.

Esta nomeação é um marco significativo para a companhia no País, refletindo o comprometimento da Komatsu com o mercado local e sua confiança na liderança brasileira. Ao ter um brasileiro na Presidência, a empresa busca fortalecer sua presença no Brasil, aproximando-se ainda mais das necessidades e desafios específicos do mercado nacional. “Esta mudança trará maior importância para nossa unidade. Queremos investir mais em toda a operação local, tornando-a mais brasileira em seu pensamento, seguindo todas as diretrizes globais da Komatsu no Japão”, afirma Biaggi.

Jeferson Biaggi. (Foto: Komatsu)

Plano 2024: aumento do quadro de funcionários e de capacidade produtiva

A fábrica se consolida como uma das empresas mais importantes do grupo no mundo, reportando diretamente ao Japão, ao mesmo tempo que reforça seu compromisso com o desenvolvimento de produtos adaptados às necessidades locais e regionais. Nesse sentido, um dos principais focos será o crescimento em Pesquisa e Desenvolvimento locais. De acordo com Biaggi, o plano é aumentar em 50% o quadro de engenheiros de produto na unidade fabril em 2024, visando impulsionar o lançamento de novos modelos desenvolvidos no Brasil para exportação global. Apenas nos últimos meses, foram lançados três novos modelos, como a PC200-10M0, PC360LC-8M2 e PC130-10M0. Para este ano, há previsão de mais lançamentos.

Alinhado a esse movimento, a empresa planeja expandir 7% sua produção em 2024, para atender à demanda prevista de crescimento de 5% no mercado brasileiro conforme projeções da Anfavea. Até 2026, o objetivo é adicionar 10% à capacidade atual, por meio de investimentos em novas linhas de robôs de solda, máquinas de usinagem e outras melhorias. “O Brasil tem um papel fundamental no desenvolvimento conjunto com a engenharia do Japão, uma vez que a fábrica brasileira exporta para toda a América Latina, Estados Unidos, Mercado Comum Europeu e África, representando 40% de nossa produção total”, afirma Biaggi.

Com foco no agronegócio, que representa 30% das vendas de Linha Amarela, e na infraestrutura, com 70%, a Komatsu do Brasil está preparada para atender às necessidades de um país com enorme potencial de crescimento nesses setores. “O Brasil é o sexto maior mercado global de máquinas rodoviárias e ainda tem números expressivos para avançar”, comenta o novo presidente. Sob a liderança brasileira, a unidade fabril continuará ampliando seu portfólio de tratores de esteiras, carregadeiras de rodas, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas, atendendo às demandas de seus clientes em todo o território nacional e nos mercados de exportação.

A fábrica no Brasil

A primeira fábrica fora do Japão foi inaugurada no Brasil, em 1975, em Suzano (SP), onde se mantém até hoje, como parte da estratégia de expansão global da Komatsu. Com um parque fabril completo em Suzano, além de produção em Arujá (SP), a unidade fabril da Komatsu no País possui fundição própria e processos de corte, dobra, usinagem, caldeiraria, montagem, inspeção final e expedição. Por meio de uma rede sólida de distribuidores com presença em todo o território nacional, a Komatsu é focada em atender os clientes entregando alto padrão de excelência e dispõe de oficinas equipadas, centros de distribuição de peças de reposição, assistência técnica dedicada e corpo de vendas atento em suprir as necessidades dos clientes e tornar o negócio de quem utiliza seus equipamentos o mais rentável e confiável possível.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL