Brasil volta à recessão

02 September 2020

O Brasil está novamente em recessão. Esta é a conclusão do IBGE ao divulgar a queda histórica do PIB no 2º trimestre de 2020, de 9,7%, em relação ao trimestre anterior.

brasil foto reuters

Com dois trimestres consecutivos de queda, declara-se oficialmente a recessão. O primeiro trimestre havia registrado que da de 1,5%, mas o IBGE agora revisou o número e ficou estabelecido que a queda foi na verdade de 2,5% em relação ao trimestre anterior.

Com isso, o primeiro semestre de 2020 coloca o Brasil com um PIB 5,9% menor do que no mesmo período do ano passado. A comparação interanual do segundo trimestre é ainda mais cruel, registrando queda de 11,4% frente o mesmo período de 2019.

Agora, o nível de atividade econômica do país se encontra igual ao ano de 2009. Obviamente, a pandemia tem a maior parcela de responsabilidade por isso. Porém, a frágil recuperação econômica, que vem se arrastando desde o fim da grande recessão de 2015-2016, contribuiu para deixar o país em ainda maior fragilidade no enfrentamento da crise sanitária.

O setor de construção registrou queda de 5,7% no trimestre, e o conjunto de investimentos realizados no período caiu 15,4%.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL