Brasil terá nova rodada de concessões

20 April 2015

Joaquim Levy

Joaquim Levy

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, deu sinais positivos ao setor de infraestrutura ao informar em Washington, onde esteve para uma reunião periódica do FMI, que o governo federal lançará uma nova rodada de concessões privadas de infraestrutura em maio.

Levy não deu detalhes financeiros do novo pacote de obras, tampouco informou quais serão os projetos a se realizar através desta iniciativa.

Mas suas declarações vão no sentido de que o governo vai abrir muito mais espaço para o capital privado do que vinha fazendo até aqui. “Nosso plano é apresentar uma visão global das áreas que estarão disponíveis para concessão. Vamos fazer um arcabouço com as grandes áreas e valores”, disse ele.

Com recessão praticamente confirmada para 2015, após um crescimento de 0,1% em 2014, a economia brasileira não encontra saídas do contexto de estagnação com inflação, ambiente adverso para investimentos.

A fim de reequilibrar o panorama econômico, Joaquim Levy começou a ajustar as contas públicas, aprofundando o ambiente recessivo com corte de gastos e aumento de juros.

Com tudo isso, o debate nacional trouxe com força a possibilidade de concessões privadas como forma de criar novos espaços de investimento. Por sua escala econômica e pelas deficiências históricas em sua infraestrutura, o Brasil oferece um mercado muito interessante para a maioria dos investidores interessados em infraestrutura.

Mas as regras de investimento nesta área jamais foram liberais a ponto de atrair um fluxo consistente e permanente de capitais produtivos de infraestrutura ao país.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL