Brasil terá aeroportos totalmente privados
04 September 2014
Em fevereiro começam as obras do primeiro aeroporto executivo privado do país em São Roque, estado de São Paulo (foto). O projeto, obra da construtora JHSF, terá um investimento aproximado de US$223 milhões em sua etapa inicial.
O aeroporto ocupará uma área de dois milhões de metros quadrados com uma pista de 1.940 metros em uma primeira etapa, que alcançará os 2.470 metros de extensão em uma etapa posterior. Estará situado a 62 quilômetros do centro de São Paulo. Em sua etapa inicial, serão construídos 50 mil metros quadrados de hangares e 50 mil metros quadrados de pátios de estacionamentos para aviões, além da torre de controle. Posteriormente, o projeto abrangerá um shopping e um conjunto de edifícios comercias e residenciais.
A inauguração do aeroporto está prevista para final de 2015. Espera-se que sua construção ajude a aliviar o intenso tráfico do Aeroporto de Congonhas, localizado em plena cidade de São Paulo.
Mais aeroportos
O aeroporto de São Roque é o primeiro de uma série desse tipo que serão construídos. A presidente Rousseffe pretende estender este tipo de iniciativa a outros estados do país. A ideia é estimular novos empreendimentos totalmente privados para a aviação executiva.
Segundo declarou o ministro de Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, "estamos começando isto em São Paulo, mas há várias iniciativas dessa natureza em outros Estados, como Pernambuco, Minas Gerias e Rio de Janeiro".