Brasil quer ser líder em infraestrutura de transportes na América Latina

Aeropuerto Brasil (Foto: Alexey Novikov AdobeStock)

As reformas estruturantes realizadas de 2019 até o momento pelo Governo Federal fazem parte de um plano de ação assertivo para atingir a meta: ser líder em infraestrutura de transportes na América Latina.

A declaração foi dada nesta quarta-feira (9) pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante o Congresso de Energia Renovável, Brazil Energyear, em São Paulo.

Somente na área de transportes, serão R$ 260 bilhões contratados até o fim do ano em investimentos privados em toda a matriz brasileira. Contando com outras áreas, como saneamento e telefonia, o número chega a impressionantes R$ 1 trilhão. Estes valores vão ajudar a reduzir 35% do Custo Brasil nos próximos 15 anos, auxiliando a retomada da atividade econômica, bem como na geração de emprego e renda.

“O Brasil está preparado para dar um salto. Nós vamos passar uma revolução no termo de matriz de transportes, que em 15 anos vai estar muito mais sustentável, equilibrado e barato. O Brasil está vocacionado para ser líder em infraestrutura e a gente vai ser líder na América Latina. As bases para isso já estão sendo lançadas”, avaliou o ministro.

Avanços

Em apresentação o ministro destacou que em quatro anos de atuação foram feitos 34 leilões de aeroportos, 33 leilões de terminais portuários, 108 contratos de adesão de terminais privados e contratos de concessão de ferrovias e rodovias pelo país. “Estabelecemos uma meta de transferência de ativos para iniciativa privada e começamos a fazer leilões e sobretudo fortalecer as instituições”, explicou.

Para 2022, por exemplo, estão previstas a primeira desestatização portuária da história, da Companhia Docas do Espírito Santo; a sétima rodada de concessões aeroportuárias, com 16 aeroportos – entre eles, Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL