Brasil passa a contar com gaiola modelo gôndola

By Luciana Guimaraes18 July 2022

O Porto Itapoá, em Santa Catarina, será o primeiro terminal portuário do Brasil a contar com a gaiola de peação e despeação modelo gôndola. O equipamento é afixado nos portêineres para manter a segurança dos auxiliares de operações, que são os profissionais responsáveis por destravar ou travar os contêineres a bordo.

Foto: Portos e Navios

Além de potencializar a segurança, a gaiola irá maximizar a velocidade da operação em até 40%, garantindo ainda mais eficiência em nossas operações. Para o gerente de operações do Porto Itapoá, Thiago Santos, a aquisição mostra a constante busca do Terminal em evoluir suas operações. “Entendemos que segurança e eficiência estão diretamente ligadas e por isso temos feito investimentos não só em equipamentos, mas também treinamento da nossa equipe”, comentou.

O equipamento da marca espanhola Tec Container, representada no Brasil pela Rimac, pesa seis toneladas e é chamado tecnicamente de Lashing Cage. Composto de duas plataformas laterais, onde se posicionam os profissionais, a gaiola pode ser aberta entre 23 e 45 pés, proporcional a cerca de 7,5m e 15m, respectivamente. Suporta até dois profissionais em cada lado da gondola (capacidade de 500kg) garantindo melhor agilidade e segurança durante as operações.

Investimento em infraestrutura

Em abril de 2022, o Porto Itapoá adquiriu duas novas empilhadeiras reach stacker, empregadas nas operações no pátio do terminal. O objetivo é potencializar o atendimento entre navio e o pátio, complementando as operações com o RTG, um guindaste móvel, usado em operações dentro de portos para movimentar e empilhar os contêineres.

Os equipamentos da marca Kalmar têm capacidade de levantar 45 toneladas nos spreaders e possuem uma série de tecnologias para a segurança do operador. O porto já contava com três equipamentos similares.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
Conheça alguns dos expositores da M&T Expo 2022
Como parte da rede Bauma, a M&T Expo agora quer ser o carro-chefe da recuperação do mercado
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL