Brasil nega financiamento direto ao porto de Rocha

By Fausto Oliveira23 April 2014

Puerto de Rocha

Puerto de Rocha

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, desmentiu a informação de que vai aportar recursos públicos nacionais à construção do porto de Rocha, no Uruguai. Notícias publicadas pela imprensa brasileira nos últimos dias davam conta de que o banco poderia financiar o projeto com até US$ 1 bilhão que seriam entregues a uma construtora brasileira.

A negativa do órgão oficial foi absoluta. O BNDES afirmou que não há nenhum pedido de financiamento em análise relacionado ao porto de Rocha. Mas a Secretaria de Portos do governo federal admitiu que está assessorando as autoridades portuárias do Uruguai no projeto.

O porto de Rocha tem orçamento de US$ 1 bilhão e poderá receber fundos do Mercosul, que são designados internacionalmente pelos países do bloco (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, como membros plenos).

Recentemente, Uruguai e Paraguai anunciaram conversações para que quando estiver funcionando, o porto de Rocha tenha um espaço exclusivo e autônomo dedicado ao comércio marítimo do Paraguai.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL