Brasil: intenção de investir cai a menos da metade

10 March 2015

O levantamento mensal da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) mostrou pela primeira vez em cinco anos uma intenção de investimento menor a 50% do setor. De acordo com a sondagem de fevereiro de 2015, só 47% das empresas investirão ao longo do ano.

A pesquisa anterior havia mostrado um nível de ainda 56% de empresas dispostas a investir. O fraco desempenho do setor de construção é a explicação. Além da contração esperada para a economia brasileira devido à estagnação combinada com inflação, a indústria de construção se vê ainda mais atingida devido às suas ligações com as investigações sobre a Petrobras.

O último mês em que a pesquisa da Abramat havia mostrado resultados inferiores a 50% para a intenção de investimento do setor foi janeiro de 2010. O pessimismo já se reflete em demissões, já que de acordo com a associação, as empresas já estariam demitindo desde o início do ano.

A Abramat pede mais investimentos públicos, flexibilização nas novas regras de corte de desonerações e retomada de investimentos no programa de moradia social Minha Casa Minha Vida.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL