Brasil e o Chile lideram o Infrascopio 2021/2022

26 July 2022

Os mecanismos de parceria público-privada (PPP) têm aumentado nos últimos anos na América Latina e os governos tiveram que desenvolver ambientes favoráveis para eles. Em geral, as bases regulamentares e institucionais estão agora em vigor em toda a região, e o foco deve agora mudar para melhorar a preparação do projeto, o financiamento e a gestão de risco.

Infrascopio 2021/2022, uma publicação que avalia a capacidade dos países de mobilizar investimentos privados em infra-estrutura através de PPPs e que é desenvolvida a cada dois anos pela Economist Impact, uma unidade de análise do grupo The Economist, e encomendada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destacou dois países da região por sua força em termos de condução de PPPs, a saber, Brasil e Chile. De acordo com o estudo, Uruguai, Colômbia, Peru, Panamá e Costa Rica também mostram um desempenho interessante.

La norma chilena NCh 427/2:2019, que establece los requisitos para el diseño de estructuras con elementos conformados en frío. (Foto: ICHA)

Esta nova edição do Infrascopio foi estendida a todos os 26 países membros mutuários do BID e inclui uma nova estrutura de indicadores para capturar os últimos desenvolvimentos em PPPs de infra-estrutura, incluindo sustentabilidade social e ambiental, controle fiscal e planejamento orçamentário, transparência e responsabilidade, bem como novos instrumentos financeiros.

Durante a apresentação do estudo, o Presidente do BID Mauricio Claver-Carone observou que “as PPPs representam uma grande oportunidade para expandir mercados, gerar empregos, contribuir para a recuperação econômica e o crescimento na região, pois promovem a sustentabilidade, a eficiência e a inovação. É por isso que no BID, através de nosso PPP One-Stop Shop, estamos apoiando a colaboração entre os setores público e privado sob este modelo, e para conseguir isto o primeiro passo é compreender os desafios e oportunidades que cada país tem, daí a importância de ferramentas de análise como o Infrascope.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL