Brasil e EUA assinam memorando para investimentos

13 August 2019

Brasil USA

Brasil e Estados Unidos, durante o Fórum de Liderança Latino-Americana no dia 1º de agosto, assinaram um memorando de entendimento para estimular o financiamento de projetos de infraestrutura no País. “Este memorando significa que as duas partes estão trabalhando juntas para financiar os projetos de infraestrutura prioritários para o país”, disse o Secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross.

O acordo foi assinado após uma reunião do Secretário com o ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas. “Nossas empresas oferecem a experiência, a inovação, a integridade e os valores exigidos pelos projetos de infraestrutura cruciais e as oportunidades que existem aqui. Temos a oportunidade coletiva de promover o comércio e o investimento abertos e justos para que possamos nos converter na região de maior progresso no mundo”, disse Ross.

“Eu ficaria menos nervoso de investir aqui do que em outros lugares. Historicamente, a maior parte da infraestrutura na América Latina foi administrada pelos governos, mas hoje os governos da região buscam cada vez mais o setor privado para preencher este espaço. Acredito que esta é uma mudança muito boa”, completou o burocrata americano.

Além da nova colaboração com os Estados Unidos, o governo federal lançou em agosto o Pro-Infra, programa que visa estimular o investimento privado em infraestrutura, com três principais objetivos. O primeiro é aumentar a contribuição da infraestrutura para o PIB, de 1,6% do PIB para 3,8% em 2022. O segundo objetivo é aumentar o estoque de investimento em infraestrutura de 36% do PIB para 38% do PIB. Enquanto o terceiro objetivo é fazer com que o Brasil suba dez pontos no ranking de competitividade global do Fórum Econômico Mundial, saindo da atual posição de 81º para 71º.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL