Brasil e Cuba inauguram porto feito em colaboração

27 January 2014

Mariel port Cuba

Mariel port Cuba

De passagem por Cuba para a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a presidente Dilma Rousseff inaugurou junto ao seu par cubano Raul Castro a primeira etapa das obras do porto Mariel, na parte oeste da ilha.

O terminal portuário se constrói com capital brasileiro outorgado em condições especiais pelo BNDES. O banco pôs US$ 682 milhões de um total de US$ 957 milhões do orçamento do porto.

Calcula-se que ao redor de 400 empresas brasileiras estejam associadas ao projeto. A mais destacada delas é a construtora Odebrecht, que foi responsável pelas obras da primeira etapa do porto de Mariel.

A colaboração econômica entre Brasil e Cuba nunca havia chegado a níveis de investimento como estes. De acordo com Dilma Rousseff, o Brasil “quer ser um colaborador econômico de primeira ordem” com Cuba.

O cais do porto de Mariel que se inaugurou tem 702 metros de comprimento. O projeto prevê mais área de atracação e conexão com uma zona franca de desenvolvimento, para a qual o governo cubano está convidando empresas de diferentes países a instalar-se e começar a produzir na ilha.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL