Brasil e Alemanha renovam parceria para fortalecimento do varejo de material de construção

By Luciana Guimaraes28 July 2022

Para tanto, a Febramat (Federação Brasileira de Redes Associativas de Materiais de Construção) teve a grande oportunidade de ir até a Alemanha em missão técnica. A viagem faz parte do “Projeto Vamos!” Fase 2, desenvolvido em parceria com a DER MITTELSTANDSVERBUND – ZGV e.V., entidade que representa redes associativas e centrais de negócios na Alemanha.

Serão mais três anos de aliança.

O projeto teve início formal em 2018 e está agora em sua segunda fase, com foco no aumento da capacidade de articulação em temáticas do setor associativista, profissionalização da gestão das redes e inovação nas áreas de soluções digitais e sustentabilidade.

A parceria foi renovada, a partir de uma aprofundada auditoria das ações já realizadas, que comprovaram os resultados. Essa nova etapa do projeto teve início em 1º de novembro de 2021 e vai até 31 de outubro de 2024, sendo financiado pelo governo da Alemanha, por meio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ).

“É muito importante essa parceria, pois traz para o Brasil uma tradição de mais de 150 anos de associativismo, mostrando como é uma grande solução para pequenas e médias empresas se tornarem mais fortes, o que também proporciona maior força para a economia como um todo”, explica Clarissa Beckert-Schmid, responsável pelo gerenciamento do projeto.

Ela complementa que na Alemanha se tem a visão de que isso não deve ficar limitado a um país, podendo existir em outros lugares, por isso a parceria existe, visando fortalecer esse modelo econômico.

A delegação brasileira pôde cumprir uma extensa agenda de trabalho, visitando a sede da associação alemã, alguns de seus associados, o Parlamento alemão e aprendendo muito sobre o consolidado modelo associativista praticado por lá. Foto: Febramat

Neste novo momento do projeto serão fortalecidas ações que já estavam em desenvolvimento e serão iniciadas novas. Um primeiro evento para isso será um workshop presencial planejado para janeiro, para criar ainda mais uma base sólida de confiança. Além disso, a parceria deve focar na busca de levar a sustentabilidade para dentro das redes.

O projeto “Vamos!” objetiva com essas ações proporcionar o fortalecimento da Febramat, criar empregos, além de capacitar jovens e criar um ambiente empresarial e concorrencial saudável, tendo assim um impacto na sociedade como um todo.

A responsável pelo gerenciamento do projeto lembra que iniciativas de sustentabilidade já existem na associação alemã, trazendo a experiência do país para uma maior eficiência de projetos a serem desenvolvidos no Brasil, com ênfase no corte de emissões a partir das atividades logísticas otimizadas ou ainda com a potencialização dos recursos.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Por que é essencial digitalizar o setor da construção mexicana?
Coluna de Luis Herrera, chefe de vendas para a América Latina e Espanha, Procore
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL