Brasil continua entregando equipamentos

19 March 2014

JCB

JCB

O governo brasileiro continua com o programa de compras governamentais de equipamentos pesados para apoiar a infraestrutura de pequenos municípios do país. Esta semana, a presidente Dilma Rousseff entregou a 70 prefeitos do Ceará 70 novas pás carregadeiras, 41 caminhões e duas motoniveladoras.

A iniciativa é parte do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. Desde 2012, quando foi anunciado, o PAC Equipamentos já gastou mais de R$ 5 bilhões na compra de milhares de equipamentos.

As máquinas são entregues em forma de apoio sem nenhum custo às prefeituras dos municípios com menos de 50 mil habitantes, o que representa a imensa maioria das cidades brasileiras. A ideia é que sejam utilizados em pequenas obras de estradas vecinais, assim como na resposta a casos de emergência y no apoio à agricultura local.

Em Minas Gerais, já nesse ano, o governo entregou 226 máquinas, entre elas 64 motoniveladoras e 138 caminhões. Outras 40 motoniveladoras e 50 retroescavadeiras foram entregues a 80 municípios do Piauí em 2013. Em Sergipe também chegaram 58 novas máquinas no ano passado, enquanto na Paraíba há poucos dias se entregaram 93 novas pás carregadeiras e 69 caminhões.

Estes são apenas exemplos. Basta dizer que os fabricantes desses equipamentos que manufaturam no Brasil registram vendas importantes ao governo federal. A filial brasileira da britânica JCB, por exemplo, vendeu mais de 2,3 mil máquinas desde o começo do programa, entre motoniveladoras e retroescavadeiras. A New Holland é outra fabricante que se beneficiou, com a venda de mais de 1,6 mil equipamentos até agora, principalmente retroescavadeiras e pás carregadeiras.

A meta do programa é fazer com que cada um dos pouco mais de 5 mil municípios com menos de 50 mil habitantes tenha uma retroescavadeira e uma motoniveladora. No caso das regiões que sofrem com a seca, se agrega ao kit às pás carregadeiras e caminhões-pipa.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL