Brasil acelera a transposição do rio São Francisco

By Fausto Oliveira21 January 2014

Sao FRancisco river channel in Brazil

Sao FRancisco river channel in Brazil

O Ministério da Integração Nacional informou que se somaram mais trabalhadores às obras de transposição do rio São Francisco, com o que agora são 8 mil os operários nesse projeto. Isso com a intenção de reverter os atrasos nas obras.

A transposição do Velho Chico é um dos principais projetos de infraestrutura do Brasil e tem caráter emblemático porque é debatido desde o princípio do século 20.

A óbvia razão é que o São Francisco é o rio grande mais próximo das zonas semi-áridas do Nordeste. A transposição deverá levar água a 390 municípios que historicamente vivem a escassez do recurso.

As obras começaram no ano de 2007, depois de intensa polêmica com muitos setores da sociedade que faziam oposição por razões ambientais.

Mas há meses os trabalhos se paralisaram porque foi necessário renegociar os contratos com as empreiteiras. A paralisação ocorreu porque os projetos através dos quais o governo licitou as obras eram iniciais, e sofreram muitas alterações na realidade do canteiro de obra.

Pela mesma razão, o orçamento da transposição, que era de US$ 1,7 bilhão, agora já passa dos US$ 3,3 bilhões.

Com a proximidade das eleições presidenciais, o governo pretende acelerar o processo e tentar inaugurar parte da transposição ainda em 2014. De acordo com o ministério, contudo, a obra será inteiramente entregue apenas em dezembro de 2015.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Bombas: Trabalho em pedreiras
Para obter resultados ideais, é essencial usar as bombas corretas.
A importância do Impulsor
BBA Pumps lança seu impulsor de canal de parafuso KS, que é projetado para evitar entupimento e vibrações em suas bombas de esgoto.
Coluna Sobratema: Tempos de renovação
A renovação das frotas de equipamentos deu um novo impulso ao mercado brasileiro. Escrito por Eurimilson Daniel.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL