Brasil abrirá licitações a empresas estrangeiras

24 January 2020

O presidente Jair Bolsonaro confirmou o que o ministro da Economia Paulo Guedes havia anunciado, autorizando via Twitter a entrada do Brasil no acordo que dará condições iguais a empresas estrangeiras nas licitações nacionais de contrato e compras.

A nova política de compras governamentais do país foi anunciada por Guedes na sua participação no Fórum Econômico Mundial de Davos, Suíça, há poucos dias. Com a confirmação oficial de Bolsonaro, falta apenas a formalização para que o Brasil abra seu mercado de licitações públicas ao estrangeiro.

O Government Procurement Agreement (Acordo sobre Compras Governamentais), que o Brasil diz que assinará, exige a abertura do mercado nacional em condições de igualdade. Isto inclui licitações de grandes obras e aquisições de todo tipo de equipamento pesado ou sistema.

Segundo Bolsonaro e Guedes, a participação do Brasil neste acordo poderá baixar os preços pagos pelo Estado por serviços e produtos adquiridos. No país, como todas as medidas do governo, as opiniões se dividiram.

Apoiadores do governo afirmam que a participação de empresas estrangeiras em licitações públicas é uma forma de prevenir corrupção na construção. Os críticos afirmam que isto significará o golpe de morte no setor de engenharia e construção nacional, dado que depois da operação Lava Jato as grandes empresas do país se descapitalizaram e não teriam condições, inclusive jurídicas, de competir com atores estrangeiros.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL