Bolívia planeja usina nuclear por US$2 bilhões
03 October 2014
O presidente boliviano Evo Morales anunciou a construção do primeiro reator nuclear com fins pacíficos que terá o país. A usina será construída em La Paz e, segundo o governante, com um investimento de US$2 bilhões até 2025. A energia produzida será utilizada na área da saúde, indústria, semente e controle de pragas, entre outras.
O projeto faz parte de um plano estratégico da Bolívia para transformar-se no centro energético da região. “Esses planos devem ser uma política de Estado para que a Bolívia seja centro energético da América do Sul”, declarou. Também agregou que “nunca podemos sentir-nos um país pequeno agora que estamos liberados economicamente. Esse tipo de investimentos vamos garanti-los”.
Financiamento
Através de sua ministra de Planificação e Desenvolvimento, Viviana Caro, o governo disse que os recursos virão de diversas fontes. “Temos recursos internos, os países amigos também ofereceram financiamento”, assinalou a um meio local sem entrar em detalhes. Apesar disso, Morales disse que os recursos para a construção da usina estão garantidos.
O projeto conta com o apoio da Rússia, que ofereceu um programa integral de energia nuclear à Bolívia. Também haverá assessoria da Argentina, França e Irã. Os prazos do plano não foram anunciados, só esclareceu-se que o trabalho operativo para avançar no projeto, vai começar durante este ano.