Bolívia planeja usina nuclear por US$2 bilhões

03 October 2014

evo morales

evo morales

O presidente boliviano Evo Morales anunciou a construção do primeiro reator nuclear com fins pacíficos que terá o país. A usina será construída em La Paz e, segundo o governante, com um investimento de US$2 bilhões até 2025. A energia produzida será utilizada na área da saúde, indústria, semente e controle de pragas, entre outras.

O projeto faz parte de um plano estratégico da Bolívia para transformar-se no centro energético da região. “Esses planos devem ser uma política de Estado para que a Bolívia seja centro energético da América do Sul”, declarou. Também agregou que “nunca podemos sentir-nos um país pequeno agora que estamos liberados economicamente. Esse tipo de investimentos vamos garanti-los”.

Financiamento

Através de sua ministra de Planificação e Desenvolvimento, Viviana Caro, o governo disse que os recursos virão de diversas fontes. “Temos recursos internos, os países amigos também ofereceram financiamento”, assinalou a um meio local sem entrar em detalhes. Apesar disso, Morales disse que os recursos para a construção da usina estão garantidos.

O projeto conta com o apoio da Rússia, que ofereceu um programa integral de energia nuclear à Bolívia. Também haverá assessoria da Argentina, França e Irã. Os prazos do plano não foram anunciados, só esclareceu-se que o trabalho operativo para avançar no projeto, vai começar durante este ano.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL