Bolívia com sobreprodução de cimento

By Gabriel Lira16 October 2019

Hoje a Bolívia tem uma capacidade de produção de cimento de cerca de 5,8 milhões de toneladas por ano. O país produz, na prática, 4 milhões/ano, e por isso alguns especialistas recomendam que diante desta diferença o governo invista mais em projetos de infraestrutura que estão na fila por acontecer, entre os quais se destacam hidrelétricas e rodovias.

Segundo a imprensa do país, em 2018 houve equilíbrio entre consumo e produção de cimento na Bolívia, com apenas 100.000 quilos de consumo excedente em relação à produção de 3,8 milhões de toneladas.

Mas as fábricas de Soboce, Coboce, Fancesa, Itacamba e Ecebol em seu conjunto já podem produzir quase 6 milhões de toneladas. Isto, segundo o especialista em cimento e mineração José Padilla, representa uma superprodução de cimento. A fim de evitar desequilíbrio de preços no insumo, ele recomenda que o governo execute o hub aeroportuário de Viru Viru, as hidrelétricas de Rositas, Oquitas, Cachuela Esperanza e El Bala, além do terminal de porto seco em Puerto Busch e vários projetos rodoviários, entre outros. Padilla afirma que “20% do orçamento de uma obra são gastos com cimento”.

Os projetos “podem gerar maior consumo de cimento e por isso é importante que o governo veja os empréstimos que possa faze, ou a atração de empresa privadas ou alianças público-privadas para que estas obras se façam”.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Escavadeiras: Novas energias
Grandes equipamentos estão procurando maneiras de se tornar mais eficientes, produtivas e com menor impacto sobre o meio ambiente.
Versatilidade de carga
Compactas ou enormes, estas máquinas estão ganhando terreno nos principais locais de terraplenagem ao redor do mundo.
Aplicando um gêmeo digital
Conectar o mundo físico e virtual para planejar, projetar, construir e operar projetos é o que esta tecnologia significa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL