Bolívia assina acordo para construção da via dupla Caracollo – Colomi

A Bolívia alcançou um marco importante no desenvolvimento da infraestrutura rodoviária do país, ao assinar um acordo intergovernamental com o Governo de Cochabamba para a execução do projeto de construção da estrada dupla Caracollo – Colomi, especificamente o trecho 2B Confital – Bombeo. Este projeto é de grande importância para a região e terá um investimento total de Bs 1.539.840.450 (cerca de US$ 220 milhões).

Gobierno firma convenio para construir la doble vía Caracollo – Colomi, tramo 2B Confital – Bombeo. Gobierno firma convenio para construir la doble vía Caracollo – Colomi, tramo 2B Confital – Bombeo. (Foto: Ministério de OO.PP.)

O anúncio foi feito em conferência de imprensa, onde foi destacado que esta nova autoestrada será larga, espaçosa e de dupla faixa, destinada a facilitar o trânsito seguro e eficiente de todos os transportadores e cidadãos da zona. O projeto será realizado graças à colaboração do Governo Nacional, que contribuirá com 78,41% do financiamento, e do Governo de Cochabamba, que contribuirá com 21,59%.

O Ministro de Obras Públicas, Edgar Montaño, convocou a Câmara dos Deputados a discutir o projeto de lei necessário para viabilizar o crédito concedido pela Corporação Andina de Fomento (CAF), que será a entidade financiadora deste projeto. Montaño manifestou preocupação com os atrasos no processo e com a necessidade de avançar a licitação.

O projeto propriamente dito prevê a construção de 44,33 km de pavimento rígido com laje de 25 centímetros de espessura, pistas com 3,5 metros de largura, acostamento interno de um metro e acostamento externo de 1,5 metros. Além disso, será realizada a construção da ponte Vilayaque, que terá uma impressionante extensão de 123,80 metros, composta por três trechos de 41,26 metros de vigas protendidas.

Este novo desenvolvimento rodoviário não só melhorará a conectividade entre Caracollo e Colomi, mas também garantirá a segurança dos motoristas através da inclusão de um separador que evitará a invasão de caminhões na estrada, bem como a incorporação de estacionamentos para maior comodidade dos usuários. .

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL