Bolha imobiliária chinesa começa a esvaziar

By Clarise Ardúz07 July 2011

Tianjin

Tianjin

Depois de anos durante os quais os preços das moradias viveram importantes aumentos, a bolha imobiliária chinesa começa a declinar em algumas das principais cidades, o que pode gerar certa incerteza na economia do país asiático, já que os imóveis têm sido um dos pilares do espetacular crescimento chinês nas últimas duas décadas e sua saúde é crucial para a indústria da construção, do aço e do cimento. Um dado também importante é que a construção de propriedades representou 13% do PIB em 2010.

Os preços imobiliários em nove das cidades mais importantes da China caíram 9% em abril frente ao mesmo mês de 2010. O ano passado, os preços nessas cidades tinham subido 21,5%.

Além disso, o banco inglês Standard Chartered Bank prevê que cidades, como Dalian e Tianjin, poderiam ter no final deste ano um inventário de moradias equivalente à demanda de 20 meses, o que exercerá uma forte pressão nos preços, com quedas estimadas entre 10% e 20%.

Apesar de que o crescimento projetado para a China continua estando muito acima do de outras economias importantes, qualquer redução na expansão poderia ter repercussões globais. A economia mundial depende ainda mais da demanda da China, dada a débil recuperação dos Estados Unidos e a crise de dívida soberana na Europa.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
AMMANN: Soluções competitivas e integradas
Com uma linhagem familiar de sucesso, a Ammann se destaca no cenário internacional desde 1869. Hans-Christian Schneider, atual CEO da Ammann, é a sexta geração a administrar a empresa que mantém sua curva de crescimento e notoriedade.
Por que a medição de tráfego é importante?
Como o fornecedor de infra-estrutura Caltrans leva o monitoramento de tráfego para o próximo nível com as Estatísticas KiTraffic da Kistler
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL