Bogotá finalmente terá metrô

21 September 2016

Metro Bogotá

Metro Bogotá

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, anunciaram que está aprovado o projeto de construção da primeira linha de metrô de Bogotá.

De acordo com as autoridades, a assinatura do contrato está prevista para o segundo semestre de 2017. E as obras começariam em 2018, com previsão de entrega de suas duas primeiras etapas (onde se concentram 15 estações) até 2022.

A linha terá ao todo 30,5 quilômetros de via elevada, e conectará o Portal de las Américas com o cruzamento da Calle 127 com a Autopista Norte. A extensão do futuro metrô só será financeiramente possível graças à opção por fazê-lo por cima da superfície, segundo os governantes.

Se fosse subterrâneo, o metrô bogotano teria recursos para chegar não além da Calle 53, partindo do mesmo ponto inicial. Segundo o prefeito, a via elevada economizará cerca de US$ 1,36 bilhões, e diminuirá o prazo de execução em 26 meses.

A obra será dividida em três etapas. As duas primeiras terão 15 estações ao longo de 25,2 quilômetros. Depois, a terceira etapa seria a conexão deste trecho com a Calle 127, em pouco mais de cinco quilômetros.

Estimou-se que quando estiver em operação, o sistema de metrô de Bogotá transporte diariamente cerca de 990 mil passageiros. Em três pontos da linha, o sistema estará integrado ao Transmilênio, o BRT de Bogotá.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL