Bobcat comemora 60 anos de Pontchâteau, fábrica na França

Em 2023, a fábrica francesa alcançou um marco impressionante, ao fabricar a sua 111.000ª máquina.

A fábrica da Bobcat em Pontchâteau, França, remonta ao início do século XX, quando Joseph Sambron transformou a sua fábrica de bancos escolares num centro de maquinaria agrícola e bicicletas. Em 1920, a fábrica empregava centenas de trabalhadores e produzia moinhos de farinha e prensas de cidra. Após a aposentadoria de Joseph, seu filho Maurice se aventurou na produção de minidumpers, vendendo mais de 50.000 unidades e abrindo caminho para a construção da atual fábrica de Pontchâteau em 1963. A nova instalação era especializada em dumpers off-road e empilhadeiras.

Hoje, a fábrica é conhecida pela produção de manipuladores telescópicos, iniciada no início da década de 1980 com a marca Sambron e posteriormente adquirida pelo Grupo Fayat. Sob a nova propriedade, Sambron tornou-se FDI Sambron e introduziu manipuladores telescópicos hidrostáticos. Em 2000, a FDI Sambron foi adquirida pela empresa americana Ingersoll-Rand, que também possuía a marca Bobcat. Consequentemente, a FDI Sambron transformou-se na Bobcat France. Em 2007, a Bobcat foi adquirida pelo grupo sul-coreano Doosan e continua a operar como parte da empresa Doosan Bobcat EMEA.

Bobcat celebra 60 años de su fábrica en Pontchâteau. A Bobcat comemora 60 anos de sua fábrica em Pontchâteau. (Foto: Doosan Bobcat)

Trinta mil manipuladores telescópicos fabricados na França

Em 2023, a fábrica francesa alcançou um marco impressionante, ao fabricar a sua 111.000ª máquina. Deste número, cerca de 30.000 máquinas foram empilhadores telescópicos que ostentam orgulhosamente o logótipo da Bobcat e as típicas cores branco e laranja.

“Nossa linha atual de manipuladores telescópicos consiste em 14 modelos em cinco plataformas, com mercados-chave na agricultura, construção e aluguel. A gestão de um portfólio tão abrangente só é possível graças à nossa experiente equipa de engenharia, que gere todas as operações europeias e contribui para as atividades globais de desenvolvimento de manipuladores telescópicos. A maior parte da nossa produção, mais de 80%, é destinada à exportação”, afirma Philippe Marescot, gerente de fábrica de Pontchâteau na Doosan Bobcat EMEA.

Empregador regional substancial

O emprego registou um crescimento significativo juntamente com a produção, tendo a força de trabalho mais do que duplicado para 420 trabalhadores nos últimos 10 anos. A prefeita de Pontchâteau, Danielle Cornet, reconhece a importância da fábrica como um importante empregador regional, com mais de 50% dos funcionários residindo num raio de 20 km, e oferecendo diversas oportunidades de emprego que vão desde a produção até funções executivas, administração e Pesquisa e Desenvolvimento.

Catherine Perio, contadora da Bobcat em Pontchâteau, personifica o ambiente de trabalho positivo da empresa. Com impressionantes trinta e seis anos de serviço, ela credita sua longa gestão ao crescimento contínuo da empresa, que continua gratificante mesmo depois de quatro décadas. A equipe solidária e amigável também desempenhou um papel significativo em sua jornada.

O futuro da fábrica de Pontchâteau

“Ao longo da última década, foram feitos investimentos significativos, no valor de aproximadamente 30 milhões de euros, em recursos humanos, investigação e desenvolvimento e melhorias nas instalações. Estes investimentos estruturais reforçaram a capacidade da fábrica de Pontchâteau para satisfazer as exigências do mercado e manter uma trajetória de crescimento alinhada com necessidades do mercado”, conclui Philippe Marescot com uma perspectiva positiva.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL