Boas perspectivas para a construção mundial

22 April 2019

Setor deve ter crescimento acelerado este ano em relação ao ano passado.

Output growth

O crescimento da construção no mundo deverá ser de 3,4% este ano, o que superará o crescimento já bem positivo de 2018 do setor, que ficou em 3,2%. Isto de acordo com a GlobalData.

A aceleração no crescimento deverá ser fruto do retorno de mercados emergentes, especialmente a China, onde as autoridades estão aumentando o investimento em infraestrutura a fim de evitar uma desaceleração contínua. Mas, de acordo com o planejamento do governo, o crescimento deverá desacelerar a partir de 2021.

Danny Richards, principal economista da GlobalData, disse que “a expansão nas economias avançadas será bastante lenta em 2019, com um crescimento da América do Norte se desacelerando em 1,2%, e na Europa Ocidental haverá desaceleração de 2,3%. Mas, no resto do período prognosticado, haverá margem para crescimento ligeiramente mais rápido nas economias avançadas, e a política monetária continuará sendo acomodatícia, o que contribuirá para o crescimento global da construção”.

O ritmo de crescimento da construção se reduzirá no sul e no sudeste da Ásia em 2019, após uma forte recuperação em 2018, mas será a região de mais rápido crescimento em 2019-2023, com média prevista de 6,5% ao ano.

O Oriente Médio e a África têm previsão de melhor desempenho, assim como a América Latina. A debilidade da Turquia reduzirá o ritmo de expansão regional no Leste Europeu.

A Europa ocidental se desacelerou em 2018. A produção deverá aumentar em média 2,3% anuais entre 2019 e 2023, o que representa uma desaceleração marginal em comparação com o registrado em 2014-2018, que foi de 2,4%.

O informe aborda os riscos para o mercado mundial, destacando os perigos de uma escala na guerra comercial entre China e Estados Unidos, e o alto nível da dívida na China, além da incerteza gerada com a novela do Brexit.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL